Vereador defende que revisão do Plano Diretor da Capital seja realizada com urgência

por Clarisse Oliveira — publicado 26/11/2018 22h00, última modificação 30/06/2019 17h31
Segundo Tibério Limeira (PSB), prazo termina em dezembro deste ano, mas a Prefeitura deu início ao processo de revisão

Apelar para órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Contas da Paraíba são algumas medidas que o vereador Tibério Limeira (PSB) pretende tomar para garantir a revisão do plano diretor da Capital no ano de 2019. Segundo o parlamentar, a Prefeitura de João Pessoa teria até dezembro desse ano para apresentar a revisão, já que a última foi feita em 2008.

Na sessão desta terça-feira (27), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Tibério Limeira destacou que a revisão do plano está prevista no Estatuto das Cidades a cada dez anos para que a estrutura acompanhe o desenvolvimento da cidade. “Em João Pessoa não teve início o processo de escuta, diálogo com a população, nem matéria sobre o assunto aqui na Câmara”, afirmou o vereador ressaltando a importância da participação popular na construção dessa revisão.

O parlamentar lembrou que é representante da CMJP no ‘Fórum do Plano Diretor Participativo de João Pessoa', composto por várias frentes, pessoas e organizações da cidade. O Grupo de Trabalho, em parceria com a Câmara, realizou o Seminário Cidades Democráticas e Sessão Especial sobre a revisão e a importância da população nesse processo.

“Não dá pra permitir que a cidade continue se desenvolvendo no modelo de dez anos atrás. É preciso um redimensionamento que só o plano diretor pode dar. Esse debate precisa ser aberto para construir uma lei com horizontes de desenvolvimento da nossa cidade, mas olhando para a necessidade das nossas pessoas. Garantindo o amplo processo de diálogo popular”, afirmou Tibério Limeira.

O vereador ainda debateu a política habitacional de interesse social que, segundo Tibério, tem se intensificado nas periferias, onde, muitas vezes não tem estrutura garantida, como saneamento, pavimentação, unidades de saúde e creches.

“O plano diretor também precisa debater isso, a habitação social na região central da cidade, que já dispõe de estrutura urbana e tem a disposição imóveis fechados. A partir de 2019, vamos procurar o Ministério Público e Tribunal de Contas para garantir que uma lei tão importante seja revisada juntamente com a população”, concluiu.

Os vereadores Marcos Henriques (PT) e Leo Bezerra (PSB) concordaram com Tibério Limeira sobre a importância da revisão do plano diretor. “João Pessoa é uma cidade que cresce muito e esse crescimento está sendo desordenado”, ressaltou Marcos Henriques sobre a necessidade da revisão do plano.