Vereador destaca ações da Prefeitura para enfrentar efeitos das chuvas em JP
O líder da bancada governista na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marco Antônio (PHS), repercutiu, nesta quarta-feira (20), as medidas que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem tomado para enfrentar os transtornos causados pelo alto volume de chuvas que caíram sobre a Capital nos últimos dias. Em um período de 72h, foram registrados 301,4 mm de precipitações, índice acima do previsto para todo o mês de abril.
Marco Antônio parabenizou a ação imediata do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que reuniu toda a equipe para tomar medidas tanto na área de infraestrutura quanto no atendimento de famílias diretamente atingidas. Ele ressaltou ainda que a PMJP possui um programa de prevenção eficaz, o “João Pessoa em Ação”, que permitiu a redução dos impactos dos fortes temporais.
“João Pessoa recebeu um verdadeiro dilúvio. Todas as cidades do mundo, quando submetidas a essas chuvas intensas, passam por transtornos. É a ação da natureza, e querer negar isto é puro oportunismo. Agora, o que faz a diferença é justamente a forma como as cidades se preparam para enfrentar, preventivamente, estas situações e as medidas adotadas quando os eventos ocorrem”, afirmou.
O vereador lembrou que, em 2013, e com ainda menos chuvas (o índice máximo foi de 210 mm), os estragos registrados foram muito maiores. “Naquele ano, 500 famílias precisaram deixar suas casas. Já as chuvas do último final de semana, com um volume muito superior, resultaram em 30 famílias desabrigadas, que estão sendo devidamente assistidas pela Prefeitura. Vale lembrar ainda que, por conta do João Pessoa em Ação, em 2014 e 2015 não houve registro de sequer uma família desabrigada”, citou.
Marco Antônio elogiou ainda a atitude tomada pelo prefeito Luciano Cartaxo de visitar os bairros, para monitorar pessoalmente as ações da PMJP realizadas pela Defesa Civil e pelas secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). “Existe controle, existe planejamento e existe uma ação permanente da gestão para que João Pessoa passe por esse período com os menores transtornos possíveis”, finalizou.