Vereador destaca ações de ressocialização no sistema prisional da Paraíba

por Damião Rodrigues — publicado 10/09/2019 16h21, última modificação 10/09/2019 16h21
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Tibério Limeira (PSB) evidenciou o trabalho da diretora do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, Cynthia Almeida, e do diretor da Penitenciária de Segurança Máxima Desembargador Geraldo Beltrão, João Sitônio

Projetos de ressocialização de apenados foram destacados no pronunciamento do vereador Tibério Limeira (PSB), na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (10). O parlamentar elogiou o trabalho da diretora do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, Cynthia Almeida, e do diretor da Penitenciária de Segurança Máxima Desembargador Geraldo Beltrão, João Sitônio.

“Participei, na tarde de ontem, de mais uma atividade coordenada pela diretora do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, Cynthia Almeida, que já foi tema de Voto de Aplauso do meu mandato. Em abril, recebeu destaque o ‘Ensaio Fotográfico’ com mulheres grávidas e com bebês, em um registro desses momentos especiais. Mais recentemente, protocolei outro Voto de Aplauso pelo conjunto da obra de Cynthia, que além de ser uma gestora competente e profissional é uma grande amiga”, afirmou o vereador.

Tibério Limeira ainda destacou mais dois projetos guiados pela gestora do Centro de Reeducação: o Projeto Castelo de Bonecas, que existe desde 2012 e, segundo o parlamentar, é uma das atividades de ressocialização importantes para a missão de reintegração social das reeducandas; e um curso de confeitaria oferecido às reeducandas, com duração de 160 horas/aula, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

“Também preciso destacar o trabalho desenvolvido pelo diretor da Penitenciária de Segurança Máxima Desembargador Geraldo Beltrão, João Sitônio. ‘Gesso Esperança Viva’ é um dos projetos sociais que são desenvolvidos na unidade, com o objetivo principal de ressocializar os reeducandos. Gessos elaborados para decorar estão sendo vendidos para toda Paraíba, permitindo que esses apenados possam acreditar em um futuro diferente e melhor, através de uma qualificação”, declarou o vereador.

Tibério Limeira também destacou que esses trabalhos de ressocialização têm o apoio da Seap, na pessoa do seu gestor, Sérgio Fonseca. “A Seap tem investido para humanizar a convivência nas unidades prisionais, a partir de iniciativas que contribuem com a reintegração das reeducandas e dos apenados ao convívio em sociedade. Sérgio Fonseca tem estabelecido ações prioritárias de ressocialização, através da educação, que auxiliam e permitem a obtenção dos objetivos centrais de reabilitação e resgate da dignidade das pessoas”, ressaltou.

Em apartes, os vereadores Sandra Marrocos (PSB) e Marcos Henriques (PT) corroboraram com as palavras de Tibério e destacaram a necessidade de se discutir o atual sistema prisional. Marcos Henriques ainda enalteceu o trabalho de ressocialização da Pastoral Carcerária, uma ação pastoral da Igreja Católica, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como objetivo a evangelização das pessoas privadas de liberdade, bem como zelar pelos direitos humanos e pela dignidade humana no sistema prisional.