Vereador destaca comemoração pelos 20 anos do Movimento Político pela Unidade
O vereador Luís Flávio (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (24), para lembrar os 20 anos do Movimento Político Pela Unidade (MPPU), comemorados no início deste mês de maio. O parlamentar explicou sobre o surgimento do grupo e seu intuito, que teve origem religiosa, mas se difundiu para outros segmentos da sociedade.
Conforme destacou Luís Flávio, o MPPU tem suas raízes no Movimento dos Focolares, um projeto fundado pela italiana Chiara Lubich e que prega a unidade e a fraternidade universal. “Entre seus membros, sempre estiveram alguns que se dedicam ao mundo da política, filiados a partidos políticos diferentes, mas que buscam antes de tudo viver esse amor recíproco que gera a unidade”, esclareceu o vereador.
Assim, segundo o parlamentar, o Movimento tem um intuito suprarreligioso e se difundiu em todo o mundo com o pensamento de que a política é um meio, e não um fim, conforme defendia um de seus principais ativistas, o político italiano Igino Giordani: “Antes de tudo a moral, antes de tudo o homem, antes de tudo a coletividade, depois o partido, depois a plataforma programática, depois a teoria do governo”.
Luís Flávio ainda frisou que os integrantes do Movimento não escolhem uma ou outra posição política, como a esquerda ou direita, mas podem atuar nos partidos com que mais se identificam, sempre buscando o diálogo com base em princípios universais, de forma a propagar um novo modo de se fazer política.
[citacao] Isso possibilitou construir pontes de unidade com diversas correntes políticas [/citacao]
Em apartes, os vereadores Marco Antônio (PHS) e Pedro Alberto Coutinho (PHS) parabenizaram o colega por lembrar a história do grupo e enalteceram as ideias que são difundidas pelo Movimento.