Vereador destaca revitalização em escola municipal e critica descaso com a Educação do Estado
O vereador Marco Antônio (PHS) destacou, na sessão da manha desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a entrega da revitalização da Escola Municipal Violeta Formiga, localizada no bairro de Mandacaru. Em contrapartida, criticou o descaso com a educação estadual.
Segundo o vereador, a escola Violeta Formiga passou por uma ampliação e climatização que vão beneficiar cerca de 700 alunos do Ensino Fundamental I e II, além da Educação de Jovens e Adultos. “Avançamos na educação municipal com um programa de entrega de escolas em um novo padrão educacional, que está sendo realizado pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT)”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda a implantação de laboratórios de informática e bibliotecas, recuperação de ginásios esportivos, além de serviços como Passe Livre dos estudantes e aulas de robótica em 100% das escolas de ensino fundamental.
Vereador denuncia descaso com educação estadual
Em contrapartida, Marco Antônio afirmou que as escolas que estão sob responsabilidade do Governo do Estado passam por um estado de precarização estrutural, além de pedagógico. “Há, nas escolas estaduais, problemas crônicos, que estão afetando profundamente a qualidade do ensino ofertado aos alunos”, avaliou.
O parlamentar comentou que recebeu relatos de desabamento de toldos de ginásios esportivos de escolas; de salas de aulas com temperaturas altas; de falta de professores em diversas disciplinas; e de falta de segurança dentro e fora das unidades educacionais.
“Quero propor aos prezados vereadores, em especial àqueles que se lançam na missão de fazer um 'Raio X das Escolas' de João Pessoa, que façamos uma profunda reflexão sobre a situação de quase falência em que se encontram as unidades de ensino estaduais”, sugeriu Marco Antônio. O vereador se referiu a um projeto de Raoni Mendes (DEM) que visita escolas municipais e faz um monitoramento das condições encontradas em cada uma.
Os vereadores Benilton Lucena (PSD) e Dinho (PMN) parabenizaram Marco Antônio pelo pronunciamento. “Sou educador, represento a categoria nesta Casa, e sei da dificuldade que o prefeito enfrenta, pois é muito caro investir em educação”, declarou Benilton Lucena.
Raoni Mendes afirmou que as escolas estaduais serão alvo de seu projeto 'Raio X das Escolas' assim que ele terminar de visitar todas as escolas municipais. Já Zezinho Botafogo (PSB) discordou da afirmação que a educação municipal está avançando. “Os professores municipais vieram à CMJP e pediram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da educação. Como é que o setor é prioridade da Gestão se tem escola que não tem nem papel higiênico?”, indagou Zezinho Botafogo.