Vereador destaca trabalho do ‘Serviço de Fissuras Labiopalatais’ do HU da UFPB
O vereador Carlão (DC) apresentou, na manhã desta quarta-feira (9), um Voto de Aplauso à equipe do Serviço de Fissuras Labiopalatais do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar destacou o trabalho do cirurgião pediátrico Paulo Germano Furtado, responsável pelos serviços em atenção aos pacientes com fissuras labiopalatinas do Hospital, e da ONG Smile Train pela a parceria com o HULW. Carlão ainda fez referência a uma ação social do Hospital alusiva ao ‘Dia Mundial do Sorriso’, celebrado anualmente na primeira sexta-feira do mês de outubro.
“O sorriso é uma linguagem universal para expressar o maior sentimento do ser humano, que é a alegria. Preciso exaltar o trabalho do doutor Paulo Germano Furtado pela atenção dada aos pacientes do HU. Esse senhor, mesmo aposentado, continua realizando as operações labiopalatinas do hospital, sempre com muita atenção e dedicação a seus pacientes. Também não posso deixar de destacar o trabalho da ONG Smile Train, que está sempre ajudando o HU a prestar um serviço tão importante aos que precisam melhorar seu sorriso”, destacou o vereador.
Para Carlão, as intervenções cirúrgicas garantem a esperança para quem tem o lábio palatino, por garantirem que os pacientes voltem a sorrir. Segundo a parlamentar, a equipe multifuncional do HULW realiza um trabalho de forma comprometida a ver no outro a sua própria felicidade.
O vereador ainda destacou que o Serviço de Fissuras Labiopalatinas do HULW promoveu, na manhã da última sexta-feira (4), uma série de atividades para crianças com fissuras labiopalatinas, uma ação alusiva ao Dia Mundial do Sorriso, que integrou a II Semana Panamericana da Fissura Labiopalatina. De acordo com ele, foi uma programação recheada de muito entretenimento e serviços voltados também para os familiares dos pacientes.
O Serviço de Fissuras do HULW foi criado em outubro de 1991 e passou por uma reforma no ano passado, quando contou com a ONG Smile Train como uma das parceiras na execução das novas instalações. O ambulatório é composto por uma equipe multidisciplinar, com participação efetiva de cirurgiões, fonoaudiólogos e ortodontistas. O número de pacientes cadastrados até o mês de julho de 2019 corresponde a 2.365.