Vereador divulga 26 de março como “Dia Roxo” de atenção à Epilepsia

por Haryson Alves — publicado 25/03/2019 21h00, última modificação 29/06/2019 10h02
Humberto Pontes (Avante) pediu mais sensibilidade e ações voltadas a quem sofre com a condição

O vereador Humberto Pontes (Avante) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para falar do Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. A data comemorativa institui o dia 26 de março, celebrado nesta terça-feira, como o “Dia Roxo” (do Inglês “Purple Day”). A iniciativa torna a data um marco comemorativo e sensibilizador para garantir ações voltadas aos cidadãos e promover reflexões a respeito da condição.

“A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, quando células cerebrais se comportam de maneira excessiva, algo que se expressa por crises epiléticas, muitas vezes, que se repetem”, explicou o parlamentar, fazendo referência às convulsões.

Humberto Pontes ainda comentou que o assunto merece mais destaque e entendimento, pois “a epilepsia pode ser provocada por lesão cerebral, proveniente de pancada na cabeça; uma infecção, como a meningite, por exemplo; neurocisticercose, que acontece quando há ‘ovos de solitária’ no cérebro; abuso de bebidas alcoólicas e de drogas. Muitas vezes a origem pode ter também relação com a malformação congênita do cérebro”.