Vereador diz que JP tem menor índice de dengue entre municípios com até 1 mi de habitantes no Brasil
O vereador Bira (PSD) se pronunciou na manhã desta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e contestou críticas feitas pela oposição à atual Gestão Municipal no que se refere ao combate da dengue na Capital paraibana. O parlamentar apresentou dados de um boletim epidemiológico do Ministério da Saúde e destacou que João Pessoa tem o menor índice da doença entre os municípios com até um milhão de habitantes no País.
“Recebemos um relatório completo do gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, sobre as intervenções cotidianas que estão sendo realizadas, e enfatizamos o esforço e o comprometimento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), especificamente do setor de vigilância epidemiológica, com essa questão”, frisou o vereador.
Bira continuou: “Através desses relatórios, descobrimos que, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, João Pessoa tem o menor índice de infestação entre os municípios brasileiros com até um milhão de habitantes”.
O vereador pessoense ainda direcionou a responsabilidade no combate ao mosquito Aedes Aegypti também ao Governo do Estado. [citacao] Não dá para fazer um debate sobre saúde pública achando que João Pessoa é uma ilha, onde só se criticam as ações realizadas pelo Município [/citacao]
Segundo Bira, uma fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU) teria apontado superfaturamento de mais de R$ 360 mil da Gestão Estadual em relação à compra de itens para aquele fim.
Em apartes, os vereadores Benilton Lucena (PSD), Eliza Virgínia (PSDB), Helton Renê (PC do B) e Marco Antônio (PHS) parabenizaram o colega pela apresentação de documentos rebatendo as críticas da oposição.