Vereador é contra monopólio do serviço de transporte coletivo em JP

por Haryson Alves — publicado 17/12/2018 22h00, última modificação 30/06/2019 12h51
Em pronunciamento nesta terça (18), Mangueira (PMDB) convocou os colegas para que haja uma audiência pública sobre o transporte coletivo da Capital

O vereador Mangueira (PMDB) alertou seus pares, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para que a Casa Legislativa debata problemáticas do transporte coletivo da Capital. O assunto foi uma das cobranças do parlamentar, durante discurso em tribuna, na sessão ordinária desta manhã de terça-feira (18). Na ocasião, ainda foram cobrados, do Executivo, serviços de pavimentação de ruas e esgotamento sanitário para os bairros do Cristo, Rangel, Cruz das Armas, Novaes e Distrito Mecânico.

“Espero que esta Casa, após o recesso parlamentar, possa realizar uma audiência pública para debater o transporte coletivo. Faltam ônibus nos horários de pico na cidade. As mulheres, em paradas de ônibus em bairros mais periféricos, sofrem com pequenos furtos, sem falar no assédio, inclusive o sexual”, comentou Mangueira.

Segundo o vereador, é preciso acabar com o monopólio do serviço de transporte coletivo em João Pessoa. “Precisamos que outras empresas estejam atuando aqui, oferecendo o serviço. A população é quem deve ser beneficiada. Paga-se hoje uma tarifa de R$ 3,55 por uma passagem e, se fizermos uma conta boba, sai muito mais barato juntar três ou quatro pessoas e pagar um Uber”, avaliou.

Mangueira ainda taxou a dupla função dos motoristas de coletivo, que além de operar na direção do veículo, têm que atuar como cobradores. “Isso gera insatisfação na categoria profissional, algo que pode refletir na qualidade do trabalho realizado”, alertou o parlamentar.

“A gente tem pago caro por menos saúde, menos esgotamento sanitário e menos qualidade de vida”, observou Mangueira, ao cobrar da Prefeitura e da Cagepa serviços de esgotamento e pavimentação para os bairros do Cristo, Rangel, Cruz das Armas, Novaes e Distrito Mecânico.