Vereador é contra transferência de agência da Caixa do IFPB para Shopping Tambiá

por Haryson Alves — publicado 05/12/2016 22h00, última modificação 08/07/2019 15h09
Colaboradores: Fotos Olenildo Nascimento
Unidade que não paga aluguel para funcionar passaria a dispensar R$ 55 mil mensais no novo endereço

A Caixa Econômica Federal estaria para transferir sua agência do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus da Capital, para o Shopping Tambiá, no Centro da cidade. A informação é do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), que abordou o assunto em tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (6), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Fala-se em crise e aquela agência não paga um centavo para usar o espaço nas dependências do IFPB. O aluguel da nova instalação será de R$ 55 mil ao mês. Isso nos preocupa e nos atinge diretamente, pois não haveria despesa alguma para qualquer instituição bancária que por ventura se instalasse no Valentina. Por si só ela se pagaria e geraria bons frutos”, afirmou Marmuthe Cavalcanti, assegurando que a denúncia chegou ao seu gabinete e que deseja apurar os fatos.

O parlamentar mencionou que a menos de 200 metros do IFPB, em João Pessoa, há uma agência da Caixa, o que justificaria a retirada da unidade das dependências do centro de ensino. No entanto, o vereador lembrou que é autor de vários requerimentos na CMJP a fim de articular a instalação de uma agência bancária, inclusive da Caixa, para o bairro Valentina de Figueiredo.

Em seu pronunciamento, o vereador destacou que o Valentina necessitaria mais da unidade bancária que um shopping que abriga pontos de atendimento bancário e é rodeado por diversas agências no Centro da Capital.

[citacao] No próprio shopping já existem pontos de atendimento bancário de várias agências. Não há justificativa que ampare a instalação de uma unidade da Caixa lá, pois o local e as redondezas já são bem abastecidos [/citacao]

“Desde meus primeiros requerimentos nesta Casa, pedimos uma unidade bancária para o Valentina. Já aprovamos requerimentos, provocamos audiência com a Caixa, conseguimos justificar em documentos que o Valentina é um bairro que cresce e necessita de uma agência bancária, entre outros requisitos. Quando o local de instalação já havia sido escolhido no bairro e toda a avaliação técnica, realizada por funcionários da Caixa, considerou aptas as condições para a instalação, veio a crise econômica e represou nosso projeto”, relembrou Marmuthe Cavalcanti.

Segundo o parlamentar, o Tambiá Shopping teria sido escolhido para sediar a nova agência devido à articulação de Guilherme Antônio Correa Cunha, efetivo da Caixa, recém nomeado Gerente Nacional de Habitação da entidade, por indicação do deputado estadual da Paraíba Aguinaldo Ribeiro (PP). De acordo com as denúncias do vereador, a nova agência vai receber o nome do finado sogro de Guilherme Antônio, Erlie Amorim, pai de Kainara Amorim Cunha, que seria sócia, herdeira ou acionista do centro comercial.

“O próprio Aguinaldo Ribeiro foi um dos atores de nossa articulação para conseguir uma agência bancária para o Valentina. Favorecimento de parentes é algo condenável, além de questionável”, afirmou Marmuthe Cavalcanti. Ele acrescentou que, se as denúncias procederem, o caso estaria ferindo princípios constitucionais, como os da legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade, eficiência e economicidade.