Vereador entrega honraria a médico considerado “pai da cirurgia bariátrica" no Brasil

por Ângelo Medeiros (Assessoria do vereador) / Edição: Secom CMJP — publicado 28/08/2016 21h00, última modificação 05/07/2019 10h27
Homenagem de autoria de Marco Antônio (PHS) ocorreu durante evento promovido pela Academia Paraibana de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

O vereador Marco Antônio (PHS) fez a entrega da Comenda Médico Dr. João Medeiros, honraria da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) dedicada aos profissionais de destaque na área de saúde, ao professor doutor e médico Arthur Belarmino Garrido Júnior, considerado por muitos como o “pai da cirurgia bariátrica” no Brasil. O ato ocorreu na noite da última sexta-feira (27), durante evento realizado pela Academia Paraibana de Medicina (Apmed) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), na Capital.

Essa foi a primeira vez que a Comenda Médico Dr. João Medeiros foi entregue a um profissional de saúde. Recém-criada, a honraria foi proposta pelo próprio vereador Marco Antônio, com aval dos demais 26 parlamentares da CMJP. “Fico muito feliz em ser o vetor dessa homenagem. Tinha identificado que a Câmara Municipal possuía comendas para diversas classes, mas para a área da saúde não existia. Portanto, vislumbramos que a Casa Napoleão Laureano, que tem a honra de ter em seu nome um médico, não poderia deixar de ter essa honraria, e fizemos a proposição”, comentou.

“É uma honra que logo a primeira comenda seja concedida a um médico da estirpe e do conhecimento do doutor Garrido, para mim isso é excepcional. Foi uma feliz coincidência tê-lo aqui em João Pessoa, um médico de renome nacional, que vai levar essa importante homenagem da nossa terra”, complementou o vereador.

O médico Arthur Garrido agradeceu a homenagem e falou da satisfação em estar em João Pessoa para apresentar a palestra “Cirurgia bariátrica: história da técnica cirúrgica que humanizou o viver dos obesos” e por presenciar a instalação de uma diretoria regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica Metabólica.“Esta é uma ocasião de muitas alegrias simultâneas, é uma sessão da Academia Paraibana de Medicina, é uma sessão de inauguração de um capítulo importante para a cirurgia bariátrica na Paraíba. É uma alegria receber esta homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa, que será guardada para sempre no fundo do meu coração”, disse.

 

Colegas de profissão parabenizam por homenagem

O médico Augusto de Almeida Júnior, que tomou posse como diretor regional da SBCBM, falou sobre a concessão da comenda ao médico Arthur Garrido. “Uma honraria trazida pelo vereador Marco Antônio é uma homenagem fora do normal, principalmente por se tratar dele, que teve pai médico, o acadêmico Tony [Antônio] Q

ueiroga. Além disso, a concessão da Comenda Dr. João Medeiros, maior honraria para médicos concedida ao nosso convidado, foi destinada ao doutor Garrido, e agradeço demais pela atenção e pelo carinho da Câmara Municipal de João Pessoa”, comentou.

Presentes na solenidade, os médicos Jacinto Medeiros e João Medeiros Filho (este último presidente do CRM-PB), filhos do médico João Medeiros, que dá nome à honraria, relataram a emoção de ver o pai também homenageado, através da concessão da comenda.

“Fico profundamente sensibilizado e honrado por essa distinção do vereador Marco Antônio e da Câmara Municipal. Essa comenda representa um motivo de muita satisfação e, em nome da minha família, agradeço demais a homenagem feita também ao meu pai, através dessa comenda hoje entregue ao doutor Garrido”, comentou Jacinto Medeiros.

“Vejo isso com muita emoção, primeiro porque é o meu pai que também está sendo homenageado, uma pessoa que dedicou a vida às crianças, sobretudo, aos mais carentes, foi professor, atendeu por mais de 50 anos, foi um abnegado que exerceu a medicina como sacerdócio. Por outro lado, vejo que uma grande figura da medicina brasileira está sendo homenageada, a minha alegria é dupla”, concluiu João Medeiros Filho.

Também participaram do evento o presidente da Apmed, acadêmico Ricardo Rosado Maia; o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que representou os demais membros da Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); o presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), Marcelo Queiroga; entre outras autoridades da área de medicina e saúde.