Vereador exalta importância das lutas marciais para afastar jovens das drogas

por Damião Rodrigues — publicado 23/09/2021 15h33, última modificação 23/09/2021 15h33
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Carlão também pediu tratamento igualitário entre os vereadores novatos e mais antigos da Casa

Em alusão à “Semana Municipal de Artes Marciais”, instituída através de propositura de seu mandato entre os dias 21 e 27 de setembro, o vereador Carlão (Patriota), na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), destacou a importância dos esportes de combate na vida dos jovens. Ele também cobrou mais incentivos do Poder Público para as modalidades e destacou outras matérias de sua autoria voltadas para o esporte. Na sessão ordinária desta quinta-feira (23), o vereador ainda pediu tratamento igualitário entre os vereadores novatos e mais antigos da Casa.

“Não poderia deixar de me voltar para um período tão importante, que é a ‘Semana das Artes Marciais’ de nossa cidade. Para mim estar aqui é honrar esses profissionais, homens lutadores. Sem eles, a sociedade teria uma perda terrível. Dentro de um tatame, de um ringue, se forma caráter, a amizade e a cumplicidade. Se estamos nesta Semana, as artes marciais devem ser lembradas e reverenciadas como grandes parceiras ao ajudarem a tirar os jovens dos caminhos das drogas e da violência”, afirmou o vereador. Ele destacou algumas matérias legislativas de seu mandato voltadas para o esporte, tais como o calendário social de eventos na Semana Municipal Paralímpica; o incentivo do esporte na terceira idade; o programa de criação de esportes radicais e aventuras; o para-desporto nas escolas da cidade; o programa bolsa professor e o incentivo fiscal para as lutas marciais. “Fui formado não só pelas cadeiras da universidade, mas também pelo sangue e suor derramados nos tatames”, refletiu.

Carlão agradeceu ao gestor da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Kaio Márcio e ao prefeito Cícero Lucena pelo incentivo ao esporte na cidade.

Evento

Carlão ainda informou que no próximo sábado (25) acontece um grande evento, com apresentação das Artes Marciais: Jiu-jitsu, Judô, Boxe, Caratê, Capoeira, Taekwondo, Muay Thay, Kong-Fu, “unidas em uma só luta”, no Parque Solon de Lucena (Parque da lagoa), na Capital paraibana, especificamente na Praça da Família, a partir das 8h. Na ocasião, representantes, praticantes e apoiadores de todos os esportes de combate estarão reunidos para lutar e buscar por mais políticas públicas, incentivos e valorização das artes marciais em todo o estado. “Esse evento vem justamente para fortalecer e lembrar ao ser humano que ele tem opções que não sejam as drogas, o mal e o desequilíbrio. Por isso, todo o meu empenho buscando recursos, pedindo à prefeitura, aos poderes públicos, aos deputados, que olhem para as artes marciais. Tiramos crianças das drogas e da violência e colocamos no alto do pódio, dando a elas dignidade, para que sejam seres humanos maiores, melhores, para que fiquem saudáveis e principalmente fiquem longe das drogas”, declarou.

Tratamento Igualitário para os vereadores

Ainda nesse pronunciamento, o vereador Carlão cobrou da CMJP o tratamento igualitário entre os vereadores mais novos e os antigos. “Não posso deixar de reforçar a necessidade de equidade entre os vereadores desta Casa. Não importa se somos novatos ou mais antigos, as responsabilidades e prerrogativas são as mesmas, já que todos somos representantes do povo.

Aparte

Os vereadores Odon Bezerra (Cidadania), Marcílio do HBE (Patriota), Toinho Pé de Aço (PMB), concordaram com Carlão enfatizando que o compromisso e responsabilidades são os mesmos de todos na representação do povo de João Pessoa. O vereador Bruno Farias (Cidadania) também falou sobre o tema parafraseando Paulo Freire. “Há uma frase que eu reputo muito reflexiva de Paulo Freire que diz o seguinte: ‘Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre’. Essa frase é importante porque ressalta a necessidade de toda instituição, entidade, corporação mistura e fundir experiências”, comentou.

Carlão fez questão de retrucar a citação de Bruno Farias. “Agradeço suas palavras vereador, que é um dos mais experientes nesta Casa. As palavras foram boas. Só errou o autor da frase que não é tão bom. Paulo Freire fez a gente herdar uma tragédia na educação. A história de Paulo Freire, infelizmente, deixou pra gente uma grande gama de analfabetos funcionais, quase 30% da população. Essa herança de Paulo Freire é terrível. Ele deixou pra gente analfabetos funcionais e uma universidade que ao invés de passar conhecimento passa política”, afirmou.