Vereador faz convite para debate sobre transparência pública na CMJP
O parlamentar Marco Antônio (PHS) convidou a população da Capital para participar de uma audiência pública sobre ferramentas que visem a aumentar a transparência pública no Legislativo pessoense, na próxima quinta-feira (15), às 15h. Em seu pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o líder situacionista afirmou que a Casa já é referência nesse aspecto, mas outras medidas podem ser adotadas para facilitar ainda mais o acesso dos cidadãos às informações.
Marco Antônio destacou que a TV Câmara de João Pessoa, que funciona com transmissão em sinal aberto em toda a cidade (canal 52), já é um instrumento que possibilita à população acompanhar os trabalhos dos parlamentares, as discussões e votações de matérias em tempo real.
Segundo sua avaliação, outras medidas que poderiam ser adotadas seriam a reativação do painel de votação no plenário, a fim de exibir o posicionamento de cada parlamentar; e a divulgação da tendência de cada vereador em relação aos projetos em tramitação na CMJP.
[citacao] Antecipando nossa posição, as pessoas poderiam comentar e quem sabe influenciar nosso voto com opiniões e argumentos contrários. Existem softwares específicos para isso, inclusive em estudo na Câmara dos Deputados [/citacao]
Em aparte, o vereador Bruno Farias (PPS) parabenizou o colega pelo tema. “É algo muito importante para que o cidadão possa acompanhar o posicionamento de seus representantes”, disse.
Atualmente, além da exibição das sessões ao vivo pela TV Câmara JP, a população pode acompanhar a tramitação das matérias na Casa através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponível no portal da CMJP, que também publica diariamente textos com a cobertura jornalística das atividades parlamentares.
Falta de segurança em JP
Outro assunto trazido por Marco Antônio foi a questão da violência no Município. Segundo ele, a maior quantidade de reclamações das pessoas em seu Gabinete Móvel se refere à falta de segurança pública em várias localidades de João Pessoa.
“A cada dia, a gente fica mais impressionado como os bandidos estão ficando audaciosos. É preciso que o Governo do Estado reconheça esse problema e se disponha a combatê-lo”, salientou.
Marco Antônio também revelou que já conversou com o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) sobre o tema, e o gestor estuda a possibilidade de destinar uma equipe da Guarda Municipal especificamente para fazer a segurança de praças, por exemplo, e a utilização de armamento.