Vereador lamenta ausência da PMJP em audiência pública sobre o projeto João Pessoa Sustentável

por Clarisse Oliveira publicado 22/08/2019 15h35, última modificação 22/08/2019 15h40
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Marcos Henriques (PT) afirmou que Executivo Municipal não compareceu, nem mandou representantes para participarem do debate

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22), o vereador Marcos Henriques (PT) lamentou a ausência de representantes da Prefeitura da Capital em audiência pública que debateu, na tarde desta quarta-feira (21), o projeto João Pessoa Sustentável na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Para o parlamentar, essa teria sido uma boa oportunidade para o Executivo explicar para as comunidades como o projeto vai se desenvolver, uma vez que, segundo o vereador, a população não foi consultada.

Através do projeto João Pessoa Sustentável o Executivo Municipal foi autorizado a contratar uma operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de 100 milhões de dólares, para investimentos em sustentabilidade ambiental e fiscal, além de obras e serviços nas áreas de segurança, habitação, mobilidade e urbanização.

Marcos Henriques afirmou que convidou a secretária de planejamento Daniela Bandeira, o secretário de meio ambiente Abelardo Jurema, a secretária adjunta de infraestrutura Sachenka da Hora e a secretária de habitação Socorro Gadelha para comparecerem ao debate. “Liguei pessoalmente para os quatro”, enfatizou.

“Perderam a oportunidade de debater sustentabilidade. A Prefeitura mostra que vira as costas para os reais problemas e não quer discutir com as comunidades, que querem contribuir. Fica aqui nossa indignação, porque o convite foi feito. Não quero culpar os gestores, mas a Gestão Municipal deve ter dito para não vir”, especulou.

O vereador declarou que os representantes das comunidades presentes na audiência pública confirmaram que nunca foram acionados pelo Executivo Municipal para discutir o projeto. De acordo com Marcos Henriques, os moradores relataram que há problemas no projeto. “Eles colocaram os problemas de forma muito respeitosa. As comunidades estão com medo do que pode acontecer. Nós, simplesmente, esperamos pela Prefeitura e ela não veio. Ela deveria estar aqui para discutir os problemas levantados ou dizer que eles não existem. Mas a Prefeitura virou as costas para o debate com a sociedade”, avaliou o líder da oposição.

Marcos Henriques ainda ressaltou que, como desdobramento da audiência pública, serão enviados documentos reportando os problemas encontrados pelos moradores ao Ministério Público Federal, Estadual, ao Tribunal de Contas e para o BID.

Segundo o líder da situação na Casa, vereador Milanez Neto (PTB), o governo sempre está aberto ao diálogo. “O governo sempre esteve aqui dialogando, se não esteve ontem, é por que não foi possível estar. A Prefeitura tem debatido o projeto com as comunidades. A prerrogativa de elaborar o projeto é do Executivo Municipal. O projeto vai ser feito e o governo vai dialogar com qualquer órgão, sem nenhum problema. Se vossa excelência quiser, marco para visitarmos a secretária Daniela Bandeira”, declarou.

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) e o vereador João Almeida (Solidariedade) acompanharam a fala do líder da situação. “Não existe falta de diálogo”, enfatizou Raíssa Lacerda. Já Tibério Limeira (PSB), Bruno Farias (PPS) e Sandra Marrocos (PSB) reafirmaram a importância de haver representantes da Prefeitura na audiência pública. “Nenhum dos quatro convidados vieram, não mandaram representantes e vem dizer que isso é correto? Queremos respeito e seriedade para tratar essa questão”, pediu Tibério Limeira.