Vereador lamenta derrubada de lei pelo TJPB e garante defesa do consumidor com nova legislação

por Clarisse Oliveira — publicado 23/08/2016 21h00, última modificação 10/07/2019 10h52
Norma de autoria de Bira (PSD) previa que estabelecimentos comerciais da Capital que vendessem produtos fora do prazo de validade cedessem gratuitamente ao consumidor dois produtos da mesma espécie e qualidade como forma de penalização

O vereador Bira (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta quarta-feira (24), para lamentar ação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que declarou inconstitucional uma lei de autoria do parlamentar. A norma previa que estabelecimentos comerciais da Capital que vendessem produtos fora do prazo de validade cedessem gratuitamente ao consumidor dois produtos da mesma espécie e qualidade como forma de penalização.

Segundo o parlamentar, o TJPB acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pela Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB). Entretanto, Bira afirmou que já está elaborando novo Projeto de Lei (PL) para assegurar o direito do consumidor que comprar produto fora do prazo de validade.

“Fiquei estarrecido com a decisão do TJPB em suspender os efeitos de nossa lei. Estou elaborando um novo projeto, alterando dispositivos do projeto anterior, para que ele seja discutido e aprovado nesta Casa. Temos que fazer valer o direito do consumidor. O lucro não pode se sobrepor à qualidade dos produtos vendidos. Não iremos sossegar enquanto não aprovarmos uma nova lei para garantir esse direito ao consumidor”, assegurou Bira.

O vereador destacou que, mesmo com a suspensão dos efeitos da lei, há supermercados na Capital que continuam cumprindo a norma. “Temos supermercados que ainda assim estão fazendo cumprir a lei, como o Pão de Açúcar João Pessoa, cujo posicionamento enalteço. Essa lei não existe para prejudicar o dono de supermercado, mas sim com um caráter de fiscalização pedagógica”, declarou o parlamentar.