Vereador lamenta incêndio em Museu Nacional e defende mais recursos para cultura

por Clarisse Oliveira — publicado 03/09/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 15h47
Tibério Limeira (PSB) ainda afirmou que vai apresentar Projeto de Lei que moderniza o Fundo Municipal da Cultura da Capital

O incêndio que destruiu o Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, no último domingo (2), foi abordado em pronunciamento do vereador Tibério Limeira (PSB), na sessão desta terça-feira (4), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O parlamentar lamentou o ocorrido e defendeu mais investimentos voltados para políticas públicas culturais na Capital.

Tibério Limeira criticou o que chamou de 'modo arcaico' com que os governos lidam com equipamentos culturais. “É a cultura de apenas construir, sem a preocupação de ocupar e dar vida, pensar na manutenção e na longevidade desses equipamentos públicos”, afirmou o parlamentar associando a esse modo arcaico a medida de corte de investimentos aprovada, o teto de gastos do Governo Federal (PEC55/2016), mas lembrando que o museu já não recebia investimentos necessários desde o governo da presidenta Dilma Roussef.

“Não podemos deixar que nossa história seja dilapidada e queimada como aconteceu. Com essa tragédia, podemos fazer a devida reflexão sobre a cultura de nossa Cidade. Temos que dar voz a pessoas que promovem atividades culturais; fazer com que os órgãos de defesa do patrimônio histórico tenham a devida compensação do governo para que as manutenções nos equipamentos históricos sejam feitas de maneira regular”, defendeu o vereador.

O parlamentar afirmou que sempre defendeu mais investimento para as políticas públicas de cultura. Como fruto dessa bandeira, Tibério Limeira afirmou que vai apresentar um Projeto de Lei sobre a modernização do Fundo Municipal da Cultura da cidade. “É um projeto para que a Prefeitura da Capital possa não só aumentar os investimentos na área, mas também fazê-los render cada vez mais. É uma proposta do mandato que foi construída a várias mãos, com muita gente que faz coisa boa pela cultura da cidade”, concluiu o vereador afirmando que é importante a estruturação das políticas públicas culturais do país.