Vereador pede a criação do Museu Histórico da Cidade de João Pessoa
Um requerimento aprovado nesta semana na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), de autoria do vereador Zezinho Botafogo (PSB), está propondo que a Prefeitura Municipal instale o Museu Histórico da Cidade, instituído por intermédio da Lei Municipal nº 1.643/2006 de iniciativa do parlamentar. “A construção de um museu municipal será um passo importante para o resgate da memória histórica de uma cidade detentora de registros e arquivos que merecem serem divulgados e preservados”, disse Zezinho.
O Museu Histórico da Capital, deverá reunir, catalogar, conservar, estudar, registrar, arquivar, interpretar e expor objetos que representem momentos históricos do município, acervo magnético por intermédio das diversas mídias, tais como fotografias e vídeos, documentos e/ou qualquer forma de registro que contribua para a preservação, divulgação e valorização da história da cidade.
Zezinho Botafogo reafirma a necessidade de celebrar e marcar o início de um novo tempo na cidade visando, de modo especial, a disseminação e divulgação de informações para o desenvolvimento de novos processos museais.“A criação do museu municipal, será de suma importância para a educação e cultura da capital. Precisamos conservar, investigar, comunicar, interpretar, expor, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e valores históricos, artístico, científico, técnico ou de qualquer natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento”, ressaltou.
O parlamentar divulgou que apenas 20% dos municípios brasileiros possuem museus e que, em sua maioria, eles estão concentrados nas grandes cidades.
Museu da Imagem e do Som
Outra propositura de Zezinho Botafogo aprovada no legislativo mirim, pede a criação do Museu da Imagem e do Som, que segundo ele tem como finalidade, preservar e reunir, sistematicamente, a memória audiovisual de João Pessoa e região, cujas peças estão sendo guardadas de maneira isolada, em outros locais da cidade, e em outras instituições públicas municipais ou mesmo integrando coleções particulares.
Segundo Zezinho, o Museu da Imagem e do Som deverá abrigar importantes arquivos que atendem aos interesses de um público pesquisador amplo e diversificado e tem como finalidade coletar, registrar e preservar o som e a imagem da região, nos seus aspectos humanos, sociais e culturais. Nesse equipamento poderão ser registrados filmes, documentários, músicas e outras formas de expressão artística. “Em João Pessoa existem excelentes trabalhos no ramo audiovisual, contudo ainda não há um local onde esse trabalho seja colocado à disposição da população. Criar um acervo para a cultura pessoense é preservar a cultura local e incentivar a criação audiovisual dos artistas locais”, ressaltou zezinho.