Vereador pede à Prefeitura que se antecipe aos problemas causados por ação das chuvas

por Haryson Alves — publicado 02/03/2021 13h57, última modificação 02/03/2021 13h57
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Marcos Henriques (PT) cobrou do executivo o Plano Diretor de JP e direito à prioridade na vacinação contra o Covid-19 aos conselheiros tutelares

O vereador Marcos Henriques (PT) alertou o Executivo para que se antecipe a possíveis problemas ocasionados pela ação das chuvas na cidade. Durante seu pronunciamento, na sessão ordinária desta manhã de terça-feira (2), o parlamentar ainda cobrou da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) o Plano Diretor da Capital e defendeu que o Município torne os conselheiros tutelares como grupo prioritário para receber a vacina contra o coronavírus (Covid-19).

“Enquanto vereador, não poderia deixar de cobrar celeridade nas obras de desobstrução de galerias pluviais. O período de chuvas se aproxima e a PMJP poderia se antecipar para evitar imprevistos futuros. Os alagamentos que vimos nos últimos dias, principalmente na última sexta-feira (26) foram um aperitivo do que poderá acontecer. Chuvas concentradas em um só dia paralisaram nossa cidade e, por isso, não faço críticas, mas chamo nosso governo municipal a esta responsabilidade”, destacou o parlamentar.

Ainda sobre o assunto, Marcos Henriques cobrou que o Executivo elabore o Plano Diretor de João Pessoa, numa perspectiva de que, com o instrumento, haja mais ajuda a quem sofre com a ação das chuvas, alagamentos, ribeirinhos e pessoas que vivem em comunidades.

“Peço que o prefeito faça o Plano Diretor olhando para a cidade, construindo-o com as comunidades, universidades e movimentos sociais, pois todos estes têm muito a contribuir com João Pessoa. Temos um déficit habitacional de 30 mil residências, e no final da gestão municipal passada, o investimento nessa área saiu de R$ 74 milhões para R$ 14 milhões. Deixo aqui o clamor das pessoas que sofreram com a enxurrada da última sexta-feira”, salientou o líder oposicionista.

Vereador pede feedback do Executivo com respostas a requerimentos

Marcos Henriques ainda frisou que os requerimentos elaborados na CMJP possam chegar aos secretários de governo e que estes gestores possam manter a cultura de respondê-los aos vereadores. “Já aconteceu de não recebermos a contrapartida dos secretários, do Executivo. Estamos vivendo um novo tempo em que o parlamentar da Câmara pode ter a expectativa de ser respeitado pelos secretários, o Executivo, a equipe do governo. É importante que nós voltemos às comunidades e possamos atestar aos cidadãos que a Prefeitura deu encaminhamentos às demandas locais”, lembrou o vereador.

Parlamentares se unem em defesa de mais atenção aos conselheiros tutelares

Na ocasião, Marcos Henriques convidou os vereadores Toinho Pé de Aço (PMB), que tem esposa e filho conselheiros tutelares, e Marmuthe Cavalcanti (PSL), por sua luta em favor de crianças e adolescentes, a se unirem com o líder a favor desses profissionais. “Devemos ficar felizes com a iniciativa do Governo Federal de inserir os conselheiros tutelares na lista de grupos prioritários para o recebimento da vacina contra a Covid-19. São um grupo que atua nas comunidades ajudando pessoas em vulnerabilidade social. Precisam dessa ajuda e que exaltemos seu ofício”, comemorou o oposicionista.

Apartes

“Sabemos que a luta do conselheiro é muito grande e que esta profissão precisa receber atenção”, observou Toinho Pé de Aço, seguido de Mikika Leitão (MDB), ao frisar que “os conselheiros tutelares convivem com os problemas dos outros, tentando resolver os conflitos nos lares, sendo um grupo que precisa receber atenção e preocupação de iniciativas dos vereadores”.