Vereador pede mais atenção da Guarda Civil Metropolitana com os cemitérios

por Rafaela Cristofoli — publicado 07/10/2021 13h45, última modificação 07/10/2021 13h45
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Coronel Sobreira (MDB) informou que muitos desses locais sofrem com invasões e violações de túmulos

O vereador Coronel Sobreira (MDB) solicitou ao secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, e ao comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Vitor Freire, atenção especial com os cemitérios públicos da cidade. Em pronunciamento durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (7), o parlamentar alertou para o grande número de invasões e violações de túmulos nesses locais.

“Visitei recentemente alguns cemitérios públicos da nossa cidade e, conversando com os administradores desses locais, percebi que há uma preocupação muito grande no que se refere à violação desses espaços”, revelou Coronel Sobreira.

De acordo com o vereador, muitas vezes os administradores de cemitérios requerem o auxílio da Polícia Militar, no entanto, esta é uma atribuição específica da Guarda Civil Metropolitana, por se tratar de área municipal. “Peço que a GCM se atenha às suas atribuições, às questões mais locais, municipais, guarda patrimonial de prédios públicos, postos de saúde e cemitérios. É importante que se faça um estudo sobre como agir para minimizar os problemas existentes nesses locais”, solicitou.

Além das invasões, furtos e violação de túmulos, Coronel Sobreira alertou sobre o uso de drogas e outras práticas criminosas dentro dos cemitérios públicos.