Vereador pede mais políticas públicas e melhor acolhimento de pessoas com Síndrome de Down

por Haryson Alves — publicado 20/03/2019 21h00, última modificação 29/06/2019 10h41
Marmuthe Cavalcanti (PSD) defendeu a necessidade de ampliar as iniciativas voltadas ao bem-estar e atendimento especializado das pessoas com a Síndrome

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, recebeu destaque durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (21). O pronunciamento do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) focou na importância do acolhimento e do atendimento especializado das pessoas com a Síndrome.

O parlamentar afirmou que seu mandato sempre foi pautado por questões relativas às pessoas com deficiências, inclusive as que convivem com a Síndrome de Down, e prometeu continuar atuando na mesma perspectiva. “Tenho uma identidade muito forte com a reabilitação e a profissionalização da pessoa com deficiência e, hoje, me sinto mais envolvido nessa luta, por ser pai de uma menina com Síndrome de Down. Nosso mandato não somente vai continuar trabalhando por essas pessoas, garantindo seus direitos, como também batalhando pela sua ampliação”, comprometeu-se Marmuthe Cavalcanti.

Além disso, Marmuthe Cavalcanti lembrou que há leis de sua autoria, em vigor na cidade, que garantem direitos às pessoas com Síndrome de Down. “Entre elas, uma cria o Cadastro Municipal da Pessoa com Síndrome de Down. Ou seja, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser informada pelos hospitais quando houver nascimentos de crianças com a Síndrome. As entidades que trabalham com o segmento também devem ser informadas. Tais medidas ajudas na promoção de políticas públicas voltadas às pessoas com trissomia do cromossomo 21. Outra lei determina a realização dos exames de cariótipo e ecocardiograma em recém-nascidos com a Síndrome”, elencou Marmuthe Cavalcanti.

Aproveitando o ensejo, o vereador parabenizou, através de Votos de Aplausos, o Instituto Primeiro Olhar e a Associação Ame Down, devido ao trabalho realizado por ambas no acolhimento e desenvolvimento das potencialidades das pessoas com Down.