Vereador pede melhorias nas relações de consumo com usuários de ônibus e clientes de bancos

por Haryson Alves — publicado 14/03/2017 21h00, última modificação 03/07/2019 14h09
Marcos Henriques (PT) solicitou o cumprimento das leis que remetam às instituições bancárias, além de ônibus seguros, acessíveis e pontuais

Relações de consumo mais justas e transparentes para os usuários do transporte coletivo e clientes de agências bancárias na Capital. Isso foi o que pediu o vereador Marcos Henriques (PT), em seu discurso, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor.

O parlamentar frisou que hoje o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 27 anos e que, apesar de a norma proteger os direitos do consumidor e lembrar os cidadãos dos seus direitos, as empresas e lojas devem fazer valer seu compromisso em respeitar todas as leis que protegem os consumidores.

[citacao] Os passageiros de ônibus merecem mais cidadania e dignidade no usufruto do serviço de transporte público. Acho ridículo um cidadão ter que passar de uma a duas horas na espera por um coletivo, como acontece em alguns lugares, a exemplo do, sugeriu Marcos Henriques [/citacao]

“Além disso, o consumidor bancário é vítima de um dos tipos mais perversos de relações de consumo. Só com arrecadação de tarifas, os bancos pagam até duas vezes suas despesas operacionais, enquanto que a contrapartida para o consumidor diante disso é mínima. Quando você passa mais de 30 minutos numa fila de banco, você está sendo afrontado”, criticou o parlamentar.

Marcos Henriques ainda comentou que, em algumas instituições bancárias, quando alguém vai pagar uma conta de água ou energia elétrica, muitas vezes é convidado a fazer o pagamento fora do banco por ser considerado um “procedimento mais simples” e passível de ser efetuado em lotéricas, por exemplo.

“As instituições financeiras resistiram desde a instalação do CDC aos problemas que ainda enfrentamos hoje. Além disso, ainda presenciamos esperas intermináveis em filas de bancos, serviços caros, sem falar na segurança. Quando uma agência bancária é explodida, isso prejudica toda uma cidade”, ressaltou Marcos Henriques.

Segundo o vereador, a CMJP tem grandes desafios no campo da proteção dos consumidores da cidade. “Fortalecer as relações de consumo na Capital é necessário. Precisamos de ônibus seguros, acessíveis e pontuais. E que as leis que remetam às instituições bancárias sejam cumpridas”, apelou.