Vereador pede sinalização adequada para lombadas eletrônicas instaladas em JP
O vereador Lucas de Brito (DEM) usou seu pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para solicitar da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) adequação da sinalização referente às lombadas eletrônicas instaladas na Capital paraibana. Segundo o parlamentar, os radares se multiplicaram sem justificativa plausível e foram muitas vezes colocados em locais escondidos, descumprindo orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Lucas de Brito também cobrou da Semob os estudos técnicos que justificariam a instalação desses redutores de velocidade em áreas da Capital, conforme exigência da Resolução 396/2011 do Contran, a qual dispõe sobre os requisitos técnicos para fiscalização da velocidade de veículos em todo o País. O vereador reclamou que já solicitou diversas vezes a disponibilização desses documentos para conhecimento da população, mas, até agora, seu pedido não foi atendido.
“No primeiro momento de sua instalação, foi dito que seriam para segurança dos pedestres e motoristas, mas, quando essas lombadas não são acompanhadas das sinalizações necessárias para alertar sobre sua existência e são instaladas em locais de pouca visualização, percebemos o propósito da arrecadação se sobrepondo à questão da segurança do trânsito”, avaliou.
De acordo com Lucas de Brito, comparando-se os dois últimos anos da administração municipal anterior e os dois primeiros anos da gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), houve um aumento de 261% na arrecadação de multas no Município. “São indícios de que houve, sim, uma indústria de multas nesta atual gestão, que agora está adotando novos contornos”, criticou.
Em apartes, os vereadores Dinho (PMN) e Marco Antônio (PPS) reconheceram que melhorias no sistema já aconteceram, como a padronização da velocidade para 50km/h em todas as localidades onde estão instalados os radares e lombadas eletrônicas. “Não tenho dúvidas de que Vossa Excelência vai ter suas demais solicitações atendidas pela Semob”, afirmou Dinho.
Já Renato Martins (PSB) e Fernando Milanez (PMDB) enfatizaram a necessidade de campanhas educativas. “Não somente nessa questão do limite de velocidade, mas também em outras questões, como o respeito à faixa de pedestre”, elencou Fernando Milanez.