Vereador prevê arrocho na Saúde com aprovação da PEC 241
O vereador Bira (PSD) declarou que a Saúde em João Pessoa pode passar por dificuldades caso a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos, seja aprovada na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), tem experiência em lidar com dificuldades financeiras na gestão e vai saber lidar com criatividade no próximo mandato.
O vereador fez uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). “Apesar de hoje termos um problema de subfinanciamento da Saúde, tudo indica que, com a aprovação dessa PEC, vamos ter mais arrocho na Saúde e menos investimentos, seja na atenção básica, de média ou alta complexidade. Tudo indica que vamos ter essa dificuldade”, declarou.
Na noite desta segunda-feira (25), a Câmara dos Deputados aprovou a PEC 241 em segundo turno. A emenda segue agora para o Senado Federal, onde deverá ser debatida e votada em dois turnos, a partir da próxima semana. Segundo o texto da proposta, será fixado um limite anual de despesas válido por vinte anos, a partir de 2017, corrigido pela inflação acumulada nos últimos 12 meses.
[citacao] Essa crise não se supera só com criatividade, mas precisamos ser criativos e buscar recursos para que não tenhamos uma paralisação dos serviços públicos. O prefeito Luciano Cartaxo está convicto disso, e vamos superar as dificuldades da melhor forma possível [/citacao]
O vereador destacou ainda que o prefeito tem experiência na gestão de crise financeira. “Gostaria de lembrar que, antes mesmo de eclodir a crise no país, o prefeito emitiu um Decreto com o objetivo de diminuir as despesas públicas e honrar os compromissos diários e cotidianos, além de obras públicas e sociais. Mas ainda assim, somos afetados pela crise”, afirmou.
Bira ressaltou ainda que, apesar da crise e da diminuição dos gastos do Município, a atual gestão teve uma agenda extensa de inaugurações este ano.