Vereador propõe criação de Centro Municipal de Transplantes de Rins

por Assessoria do vereador (Pedro Júnior) / Edição: Secom CMJP — publicado 24/05/2016 21h00, última modificação 17/07/2019 10h19
Parlamentar defende ainda que o município coloque em pleno funcionamento o Centro de Hemodiálise no Hospital Santa Isabel

Em requerimento aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Zezinho Botafogo (PSB) solicitou do Executivo a implantação do Centro Municipal de Transplantes de Rins, que, segundo ele, beneficiará a população afetada com essa problemática e que tem dificuldades de realizar esse tipo de procedimento na Capital. “É de conhecimento que muitas pessoas esperam por um transplante renal e muitas vezes se deslocam para outras cidades, por não terem esse serviço importante na nossa cidade”, disse Zezinho.

De acordo com o parlamentar, o número de casos de insuficiência renal dobrou no Brasil. Aproximadamente 13 milhões de brasileiros apresentam algum grau de deficiência no órgão, segundo o mais recente levantamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). “Temos que ter uma atenção especial a esses pacientes que sofrem com tal patologia, disponibilizando um local equipado para a realização desses procedimentos em João Pessoa, uma vez que o município de Campina Grande tem essa especialidade, porém não atende à grande demanda existente na Paraíba”, ressaltou Zezinho Botafogo.

Outra proposta aprovada no Legislativo mirim de autoria do vereador pede à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) que coloque em pleno funcionamento o Centro de Hemodiálise instalado no Hospital Santa Isabel, na Capital. Segundo Zezinho Botafogo, houve investimentos na ordem de mais de R$ 4,5 milhões em equipamentos e obras para atender os pacientes com problemas renais, porém, os trabalhos não vêm atendendo as expectativas. “Sabemos do importante investimento que foi feito para funcionarem os serviços de hemodiálise, com cerca de 35 máquinas para diálise, e até o presente momento não está funcionando a contento”, salientou o vereador.

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção de substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. O procedimento é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que, nesses casos, o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.