Vereador propõe Dia Municipal de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
O vereador Zezinho Botafogo (PSB) protocolou, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um Projeto de Lei (PL) com o objetivo de instituir o Dia Municipal de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. A propositura deverá alertar sobre a importância de combater e de saber lidar com os casos de violência que surgirem.
“Entendemos a importância dessa data para ampliar e combater as discussões sobre esse tema relevante para a sociedade, além de conscientizar através de campanhas sobre essa problemática constante nas nossas escolas”, ressaltou Zezinho.
A data será comemorada no dia 7 de abril, semelhantemente ao Dia Nacional de Combate ao Bullying. Naquele dia, em 2011, ocorreu o fato conhecido como o Massacre do Realengo, quando um ex-aluno invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, e começou a disparar com uma arma de fogo contra os alunos dentro de uma das salas. Na ocasião, doze estudantes foram mortos. O atirador, que havia sido vítima de bullying quando era aluno da instituição, cometeu suicídio logo após a ação.
Zezinho Botafogo é autor da Lei nº 11.381/2008, que instituiu o Programa de Combate ao Bullying, de ação interdisciplinar e de participação comunitária, nas escolas públicas do município de João Pessoa. A norma jurídica é pioneira no País sobre a temática, e a Capital paraibana foi a primeira a implantar a medida nas instituições públicas de ensino.
O bullying, que se tornou frequente nas escolas, é o ato de violência física ou psicológica, intencional e repetido, praticado por um indivíduo ou por um grupo com o objetivo de intimidar, humilhar e agredir a vítima. O problema é mundial e provoca danos psíquicos, morais e materiais, baixo rendimento escolar, depressão, entre outros sintomas.