Vereador propõe emendas à LDO 2017 para as áreas de Desporto, Ação Social e Educação

por Assessoria do vereador (Audacélia Palitot) / Edição: Secom CMJP — publicado 07/06/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 16h02
Segundo Bira (PSD), as solicitações a serem inclusas no documento surgiram por meio de reivindicações da população

Buscando otimizar o acolhimento de demandas das áreas de Desporto, Educação e Ação Social da Capital, o vereador Bira (PSD) apresentou, junto à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), cinco emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município, para o exercício financeiro de 2017.

O documento deve ser votado antes do recesso parlamentar, previsto para o próximo dia 20. Segundo Bira, as emendas propostas foram fruto de anseios apontados pela população pessoense em contato com seu gabinete e ainda relatadas durante o ciclo de audiências realizado na Casa Napoleão Laureano.

“A carência de algumas ações no Desporto, Ação Social e Educação tem figurado entre os principais temas das reivindicação que recebo no meu gabinete, em sessões especiais e audiências públicas do nosso mandato. Pessoas de diversas partes da cidade me pedem para solicitar melhorias ou pelo menos a criação de mecanismos que possam suprir essas demandas na Capital”, justificou o vereador.

Para a área de Desporto, o parlamentar propôs à Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), a realização de Eventos de Esportes Radicais, a fim de possibilitar a realização de diversos eventos locais desse tipo, nas mais variadas modalidades, como o Longboard, Skate, Patins, Bicicross, Slackline, etc.

Já para a área Social, o vereador Bira sugeriu três emendas à LDO 2017. A primeira foi direcionada ao Gabinete do Prefeito (Gapre), visando a possibilitar a construção e manutenção do Centro de Referência em Adoção, serviço público à população, com equipe técnica composta por psicólogo e assistente social, em parceria com o Grupo de Apoio à Adoção (Gead).

Outra emenda aponta a realização de reforma e ampliação das 11 unidades dos Centros de Referência da Cidadania, para melhorar a estrutura física das unidades, facilitando o acesso e a acessibilidade da população atendida. A outra solicitação pede a ampliação dos Serviços oferecidos no Centro-Pop de Referência para a População em Situação de Rua, garantindo o fortalecimento da Política Municipal para esse segmento.

Para a área da Educação, o vereador propôs à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), o fortalecimento dos Conselhos Escolares e de Políticas Educacionais, para garantir a criação de uma equipe multidisciplinar e toda estrutura necessária para viabilizar a execução da Lei 12.792/2014, de sua autoria, que cria os Núcleos de Mediação, que combatem a prática do Bullying nas escolas.