Vereador propõe intensificação das ações no combate ao mosquito da dengue

por Pedro Júnior (Assessoria do vereador) — publicado 15/09/2016 21h00, última modificação 19/07/2019 10h23
A solicitação de Zezinho Botafogo (PSB) será feita através de requerimento às autoridades públicas de saúde do Município

Preocupado com a saúde da população pessoense, o vereador Zezinho Botafogo (PSB) se mobilizou para cobrar intensificação das ações do Executivo para prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya. A solicitação será feita através de requerimento às autoridades públicas de saúde do Município.

A iniciativa visa à eliminação de focos de proliferação do mosquito, por meio de divulgação na mídia e incentivos aos cidadãos que colaborarem com a erradicação do problema. Conforme o vereador, há sérios indícios de um possível surto em várias regiões da cidade.

A solicitação é justificada devido ao aumento de registro de ocorrências na Capital nos últimos meses. Segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, 5.922 casos foram notificados em 2016, compreendendo um aumento de 21% com relação ao ano anterior. “Estamos preocupados com a passividade dos setores competentes com relação ao tema que considero preocupante e que tem atingido diretamente a população”, frisou o parlamentar socialista.

Zezinho Botafogo é autor da Lei Municipal 13.174/2016. Dentre outras medidas de vigilância sanitária e epidemiológica sempre que verificar situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya, destaca-se na matéria o ingresso forçado em imóveis particulares, nos casos de recusa ou ausência de alguém que possa dar acesso para o agente sanitário quando isso se mostrar fundamental para a contenção da doença.

“De forma propositiva, aprovamos essa lei importante para o combate a esse mosquito que diretamente tem atingido a saúde da população, porém não visualizamos nenhuma ação do Poder Público com relação à aplicabilidade da norma. O que presenciamos diariamente são reclamações constantes de terrenos com lixos por todos os lados, imóveis abandonados, ausência de limpeza nos logradouros, necessitando verdadeiramente de medidas eficazes para o combate a dengue”, relatou o parlamentar.