Vereador propõe novas regras para o uso da faixa exclusiva para ônibus
Desde que foram implantadas as primeiras faixas exclusivas de ônibus na Capital, em meados de 2014, o assunto tem dividido opiniões dos pessoenses. Criadas para agilizar o transporte público urbano, principalmente dos ônibus, as faixas hoje podem ser utilizadas também por táxis e por ciclistas. O vereador Mangueira (PMDB) é autor de uma Indicação ao Executivo Municipal apara ampliar essa utilização.
Na proposta, o vereador mantém a possibilidade da faixa por táxis e inclui a possibilidade de vans escolares, no entanto, para isso, ambos precisam estar com passageiros em trânsito para usufruir do direito. Para carros de passeio, há restrições de dias e horários: de segunda a sexta-feira, apenas das 21h às 5h. Já nos sábados domingos e feriados, o trânsito de carros de passeio pela faixa exclusiva é livre.
O vereador destacou que João Pessoa enfrenta problemas com o trânsito em seus principais corredores, como a Avenida Epitácio Pessoa, que liga o Centro à praia da Capital. Para ele, a ampliação do uso da faixa é uma alternativa que pode ser colocada em prática em caráter experimental e que irá beneficiar a todos.
Henrique Ribeiro trabalha com transporte escolar há dez anos. Para ele, a possibilidade de ampliação de uso vai trazer benefícios para a classe. “Quando implantaram a faixa exclusiva de ônibus, o trânsito ficou pior. Se nós pudéssemos usar também a faixa, melhoraria muito nossa vida e diminuiria o tempo das viagens”, afirmou Henrique.
“A medida implica em melhoria de qualidade de vida para os cidadãos que enfrentam o trânsito diariamente, para aqueles que dependem de transportes escolares, uma vez que o seu tempo de deslocamento poderá ser reduzido, bem como se apresenta como um ponto diferencial para taxistas, que enfrentam dura concorrência de aplicativos de transporte”, justificou Mangueira.
Faixas exclusivas para ônibus em JP
Hoje a Capital dispõe de faixas exclusivas para ônibus, além da avenida Epitácio Pessoa, no Anel interno da Lagoa, seguindo pelo Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Candido Pessoa e Avenida Sanhauá até o Terminal de Integração do Varadouro. Após o terminal, a faixa prossegue pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira. Faixas exclusivas também são encontradas na avenida principal do Bairro dos Bancários, a Sérgio Guerra; na principal de Mangabeira, a Josefa Taveira; e na Dom Pedro II.