Vereador propõe Programa “Táxi Amigo do Ciclista”
O parlamentar Marmuthe (PSD) apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta semana, um Projeto de Lei (PL) propondo a criação do programa “Táxi Amigo do Ciclista” na Capital paraibana. O objetivo é atender pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou lazer, autorizando os taxistas a instalarem suporte para carregar esse equipamento nos seus veículos.
De acordo com a matéria, para a devida prestação do serviço, os táxis deverão ser adaptados com suporte fixo ou móvel, dentre outras tecnologias, seguindo todas as diretrizes previstas nos capítulos da Resolução nº 349/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“A bicicleta como meio de transporte alternativo, além de não poluir, traz benefícios para a saúde. O usuário que toma a iniciativa de deixar o carro em casa e começa a utilizar a bicicleta nos deslocamentos diários passa a usufruir de uma melhor qualidade de vida, além de contribuir para a fluidez do trânsito e a mobilidade urbana. Por esses e outros motivos, devemos incentivar e viabilizar, cada vez mais, a utilização da bicicleta aqui na Capital”, avaliou Marmuthe.
O texto do PL diz ainda que os táxis participantes do programa estarão devidamente adaptados para transportar o ciclista e sua bicicleta em situações em que aquele não mais deseje pedalar. Nesse contexto, busca-se incentivar a prática de uma atividade física, o ciclismo, além de auxiliar na mobilidade urbana e diminuir a poluição do meio ambiente, garantindo também mais segurança e comodidade para os ciclistas.
“Por essas razões, pedimos apoio e aprovação do projeto aos nossos pares da CMJP. Com a manutenção das ciclovias existentes na cidade e a criação de outros espaços com essa finalidade, acreditamos que, gradativamente, um número maior de pessoas passará a utilizar a bicicleta como alternativa cotidiana de lazer, transporte e mobilidade urbana, fato que já ocorre em outras capitais do País”, disse o vereador.