Vereador quer aproximar alunos da rede pública do ensino de robótica

por Haryson Alves — publicado 28/03/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 16h04
Thiago Lucena (PMN) sugere que prefeitura de João Pessoa estabeleça convênio com escola de programação e robótica

O vereador Thiago Lucena (PMN) sugeriu um convênio entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a escola de programação e robótica para crianças e adolescentes Super Geeks. O parlamentar informou que a unidade vai abrir uma turma social para 10 alunos da rede pública de ensino na Capital, durante seu pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, uma vez aconselhou as crianças a não comprarem seus videogames, mas que os desenvolvessem”, citou o vereador Thiago Lucena, revelando que está buscando parcerias com a iniciativa privada que venham a contribuir com a gestão pública.

Thiago Lucena informou que levou a secretária de Educação da Capital, Edilma Ferreira, a uma visita para conhecer a escola de programação e robótica. “Marcelo Cainelli (proprietário da escola) vai abrir uma turma social para dez alunos da rede pública de João Pessoa sem a exigência de contrapartidas ou isenção de impostos, mas com a finalidade de contribuir com a educação de crianças e adolescentes disseminando conhecimento”, afirmou o vereador.

De acordo com o parlamentar, existe uma expectativa para que a PMJP sele o convênio com a unidade de ensino, que oferecerá um curso de dois anos para alunos da rede pública de ensino.

Vereador defende reforma no modelo de educação brasileiro

Na oportunidade, Thiago Lucena ainda defendeu a necessidade de uma reforma no sistema educacional brasileiro. “Nosso sistema educacional está ultrapassado. Há 150 anos a nossa sala de aula repete o mesmo modelo em que, numa sala de aula, um professor está à frente dos alunos expondo conteúdos. Esse paradigma mata a criatividade dos estudantes. Precisamos de iniciativas criativas e subversivas”, argumentou.

Tibério Limeira defendeu a existência do pensamento crítico nas escolas.

“Precisamos que haja uma Educação com estímulo ao pensamento crítico dos estudantes, algo que vai de encontro à corrente que defende a 'Escola sem Partido'. Isso é necessário para que a gente possa, num futuro próximo, ter pessoas que consigam pensar melhor a sociedade e fazer a transformação social de que precisamos”, acrescentou em aparte, Tibério Limeira (PSB).