Vereador quer implantar censo e sistema integrado de serviços para autistas

por Haryson Alves — publicado 10/09/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 14h43
Medidas vão possibilitar parâmetros para formular políticas públicas e agrupar as ações que o Município pode oferecer para essa população

O vereador Tibério Limeira (PSB) divulgou durante a sessão ordinária, nesta terça-feira (11), dois projetos de sua autoria em defesa das pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), o que inclui autistas. Ele explicou que as propostas visam a realizar um mapeamento das pessoas com autismo e criar um sistema integrador dos serviços municipais oferecidos aos autistas.

O Projeto de Lei (PL) 680/2018 vai criar o ‘Censo Municipal das Pessoas com Autismo’, possibilitando mapear e detectar o perfil socioeconômico dessa população.

“É fundamental que tenhamos o primeiro dos instrumentos para formular políticas públicas. Precisamos saber quantas pessoas têm autismo aqui na cidade, para fazermos propostas mais consistentes e dar uma atenção mais especial às famílias e às pessoas autistas. Num futuro breve, quem sabe ano que vem, a prefeitura possa iniciar, com dados consistentes, ações e propostas mais efetivas para essas pessoas”, salientou o parlamentar.

Já o PL 768/2018 pretende inserir no Município o ‘Sistema Integrado de Atendimento à Pessoa Autista’, informando e reunindo os serviços em Saúde, Educação, Assistência Social, de informação e cadastro direcionados a quem tem TGD.

“O Sistema vai possibilitar ao autista saber quais suas garantias e direitos, definindo um espectro de ação do poder público para essas pessoas. Será um sistema integrador dos serviços municipais direcionados a quem tem autismo”, elucidou Tibério Limeira.