Vereador quer que parlamentares não disseminem ‘fake news’

por Clarisse Oliveira — publicado 23/04/2018 21h00, última modificação 04/07/2019 13h45
Durante pronunciamento nesta terça-feira (24), Tibério Limeira (PSB) prometeu combater a prática propondo mudanças nas normas da CMJP

Com a preocupação de combater a disseminação de notícias falsas, comumente chamadas de 'fake news', o vereador Tibério Limeira (PSB) afirmou em pronunciamento, na sessão desta terça-feira (24), que vai propor mudanças em normas da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para promover mais rigor na divulgação de notícias feitas pelos parlamentares na tribuna.

O parlamentar ressaltou que as 'fake news' são práticas que buscam a desinformação a fim de espalhar boatos nos meios de comunicação. Destacou que notícias falsas sempre existiram, mas que atualmente existe um poder de multiplicação que antes não tinha. Tibério Limeira enfatizou a responsabilidade que o parlamentar tem de não contribuir com esse tipo de prática.

“Nós temos um papel fundamental no combate de notícias falsas, antes de divulgar qualquer notícia, é fundamental que a gente cheque a veracidade dessas denúncias, fazer o que a boa política manda. Temos a obrigação de fazer essa checagem e não utilizar a tribuna como disseminação dessas notícias”, afirmou.

Segundo o vereador, foi a partir daí que surgiu a ideia de modificar normas da CMJP enfatizando o combate à disseminação de notícias falsas. “Amanhã apresentarei uma emenda ao Regimento Interno da Casa e uma alteração no Código de Ética e Decoro Parlamentar para começar a combater esse tipo de prática a partir daqui”, explicou.

“Somos 27 vereadores e representamos mais de 800 mil pessoas. Isso não nos torna melhores do que ninguém, mas aumenta nossa responsabilidade. Temos que estimular a visão crítica das pessoas e não aumentar a desinformação. É preciso elevar o senso crítico e combater duramente as 'fake news', essa prática que tenta desestabilizar nosso processo democrático”, concluiu.

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) e os vereadores Carlão (PSDC), Marcos Henriques (PT) e Lucas de Brito (PV) concordaram com a importância do combate à disseminação de notícias falsas. “A mentira não pode ter espaço nesta Casa, independente das bandeiras que os vereadores defendam”, destacou Carlão antecipando sua simpatia quanto ao teor dos projetos a serem propostos por Tibério Limeira.