Vereador quer que PMJP divulgue lista de pacientes que aguardam serviços de Saúde

por Paulo de Pádua — publicado 05/09/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 14h55
Proposta encontraria amparo na Promotoria de Defesa da Saúde da Capital que recomenda aos secretários que divulguem lista de espera

O líder da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Leo Bezerra (PSB), utilizou a tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (6), para solicitar a votação do Projeto de Lei Ordinária (PLO) (nº 6011/208), de sua autoria, que prevê a publicação, em site oficial do Município da lista de espera dos pacientes que aguardam consultas, exames e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede municipal de saúde.

Leo aproveitou o pronunciamento para pedir ao colega de bancada, vereador Marcos Henriques (PT), que solicitasse a votação de relatório na Comissão de Políticas Públicas (CPP), cujo o relator é o vereador Bosquinho (PSC).

O parlamentar socialista destacou ainda matéria recente em que a Promotoria de Defesa da Saúde da Capital, segundo ele, recomenda às Secretarias de Saúde do Estado e municípios que divulgarem, em site oficial, lista de pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos.

O líder oposicionista destacou que em momento algum propõe a divulgação dos nomes, mas apenas do número do cartão no Sistema Único de Saúde (SUS) ou mesmo do CPF dos usuários.

Apartes

Os vereadores Humberto Pontes (Avante), Tibério Limeira (PSB) e Marcos Henriques (PT) opinaram sobre o tema exposto pelo líder da oposição.

Humberto questionou que tipo de despesas a Prefeitura teria para divulgar a relação dos pacientes que esperam os procedimentos médicos. Já Marcos Henriques considera o PLO importante para a cidade de João Pessoa. “Principalmente para a saúde, onde a transparência é muito importante para dar mais dignidade e cidadania as pessoas que mais precisam”, acrescentou.

Já Tibério entende que esse tipo de debate é fundamental para a Casa e que o PLO pode ser extremamente útil a população.