Vereador reconhece importância do projeto ‘Aprendiz de Vereador’

por Haryson Alves — publicado 19/09/2019 15h56, última modificação 19/09/2019 15h56
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Lucas de Brito (PV) citou a transparência pública, desconstrução de preconceitos com a política, participação popular e compartilhamento do conhecimento científico como pilares da iniciativa

O vereador Lucas de Brito (PV) repercutiu a importância do programa de estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’, durante pronunciamento, na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (19). Ele citou a transparência pública, desconstrução de preconceitos com a política, participação popular e compartilhamento do conhecimento científico como pilares da iniciativa. A primeira turma deste semestre ofereceu 18 vagas em 11 gabinetes. O resultado preliminar da seleção já foi divulgado, na página da Escola do Legislativo, e os candidatos têm até às 14h, desta sexta-feira (20), para formalizar recurso.

Esta será a 10ª turma do projeto, que iniciou em 2015 no gabinete do vereador Lucas de Brito, atual diretor da Escola do Legislativo da Câmara. “É uma iniciativa da qual me orgulho bastante. O projeto permite que o conhecimento científico alcance o maior número de pessoas a partir da política”, observou o parlamentar. Ele lembrou que o estagiário deve propor, como requisito essencial ao recebimento da certificação, uma minuta de projeto, requerimento, indicação, medida de fiscalização ou estudo técnico, sugerindo políticas públicas para a cidade.

Uma questão apontada por Lucas de Brito dentro da iniciativa foi a desconstrução de preconceitos relacionados à esfera política. “A ideia de que a classe política é mal vista é desconstruída, a partir do momento em que os aprendizes de vereador dão o melhor de si para trazer melhorias para a cidade. Independente de diferenças ideológicas, de posicionamentos políticos, a ideia de vivenciar as rotinas de um vereador – atendendo ao público, construindo projetos de lei e debatendo questões da cidade em plenário – acaba contribuindo para uma reavaliação popular sobre o meio político”, salientou o parlamentar.

A transparência foi outro ponto positivo que Lucas de Brito elencou. “Colocar um estudante universitário curioso dentro dos gabinetes, com acesso aos nossos computadores e arquivos, é transparência pública pura. Sou muito orgulhoso desse projeto e tenho muita gratidão pelos parlamentares aderirem a essa ideia. Desejamos que as parcerias que a CMJP tem feito nesse sentido sejam ampliadas. O parlamento é o lugar de maior representatividade do próprio detentor do poder popular, que é o povo. Temos que trazer a população, cada vez mais, pra junto da gente, para exercer seu poder aqui na Câmara”, destacou o vereador.

Recurso

O recurso pode ser feito preenchendo modelo disponível no Anexo II do Edital 14/2019 e enviado exclusivamente ao Protocolo Geral da CMJP, até esta sexta-feira (20), das 8h às 14h. O documento, com destino à Escola do Legislativo, deve ter como assunto 'Recurso Edital 14/2019' e trazer informações como nome completo, número de identidade e CPF, objeto do recurso, menção à quantidade de arquivos anexos e assinatura do candidato.

Turma 1 – 2019.2

São 18 vagas distribuídas entre os gabinetes de Marcos Henriques (PT) e Eliza Virgínia (PP), que oferecerão 3 vagas cada um; Carlão (DC), Humberto Pontes (Avante) e Sandra Marrocos (PSB), que receberão, cada qual, dois aprendizes de vereador; Bruno Farias (PPS), Damásio Franca (PP), Milanez Neto (PTB), Leo Bezerra (PSB), Lucas de Brito (PV) e Thiago Lucena (PMN), que estão disponibilizando uma vaga para cada gabinete parlamentar.

As atividades da Turma 1 do estágio-visita Aprendiz de Vereador 2019.2 ocorrerão de 26 de setembro a 21 de outubro. Ao todo serão 60 horas de práticas, sendo 12 horas-aula de palestras e visitas guiadas, além de 48 horas cumpridas sob supervisão de gabinete parlamentar. Neste caso, serão 4 horas por dia, cumpridas no turno da manhã. Os estudantes que atingirem pelo menos 80% de assiduidade receberão certificado.