Vereador repercute realização do 7º Festival de Teatro de Mangabeira

por Clarisse Oliveira publicado 21/11/2019 15h41, última modificação 21/11/2019 15h41
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Segundo Tibério Limeira (PSB), evento contribuiu para o fortalecimento de expressões artísticas em João Pessoa

A praça do Coqueiral foi palco do 7º Festival de Teatro de Mangabeira, realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, reunindo mais de mil pessoas. As informações sobre o êxito do Festival foram divulgadas durante pronunciamento do vereador Tibério Limeira (PSB), na sessão desta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

O vereador explicou que o evento tem ocorrido desde 2013, sendo de responsabilidade da Companhia de Teatro Soluar, mas há dois anos não era realizado em Mangabeira por falta de local qualificado, sendo que este ano foi possível, com a iniciativa de seu mandato, por meio de emenda impositiva apresentada em 2018 para realização em 2019. 

“Graças à emenda impositiva, que permitiu o convênio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com a Companhia de Teatro Soluar, o festival voltou a ser realizado no maior bairro da cidade. Dessa vez, com um atrativo maior: aconteceu na praça, ao ar livre, no meio da rua, proporcionando contato direto com a população de Mangabeira, garantindo a democratização ao acesso da arte de forma gratuita”, ressaltou.

De acordo com Tibério Limeira, foram oito espetáculos apresentados, sendo quatro da Paraíba, dois do Rio Grande do Norte, um de São Paulo e outro de Pernambuco; oito oficinas teatrais realizadas; oito rodas de conversa sobre a construção dos espetáculos e mais de 80 artistas envolvidos. “As oficinas funcionaram como uma contrapartida social, os grupos receberam seus cachês e prestaram oficinas em locais como o Centro Educativo Santa Clara, Aldeias Infantis SOS Brasil e no Presídio Júlia Maranhão”, explicou. 

Para o parlamentar, a cultura precisa ser valorizada para garantir a formação de plateia e fortalecimento das expressões artísticas. “O investimento em cultura deve ser permanente para que se possa formar público e construir a importância das expressões artísticas, como a música, o teatro, a dança, as artes plásticas... Essas expressões precisam de muito investimento público e muita militância de quem as constrói a fim de que tenha uma boa formação de plateia. E o festival contribuiu para isso, mais de mil pessoas passaram lá nos quatro dias”, esclareceu.

O vereador agradeceu à Companhia de Teatro Soluar que “com recurso ou sem recurso faz acontecer a cultura de nossa cidade”, e à Funjope que possibilitou a realização do festival. “Agradeço a todas as pessoas que estiveram assistindo, prestigiando, e se envolvendo. Foram momentos empolgantes. É importante que João Pessoa possa respirar cultura”, ressaltou Tibério Limeira destacando que esteve presente no evento com a família e que desde antes de se tornar vereador apoiava o festival.

Tibério Limeira ainda destacou o Projeto de Lei 852/2018, de sua autoria, que propõe a modernização do Fundo Municipal da Cultura. Ele destacou que a norma foi elaborada com a participação de diversas entidades culturais do Município. “Tenho certeza de que antes de finalizarmos esse ano legislativo, teremos um instrumento moderno para fortalecer as políticas públicas de João Pessoa”, espera.