Vereador saúda XV Parada do Orgulho LGBT de João Pessoa

por Adaucélia Palitot (Assessoria do vereador) / Edição: Secom CMJP — publicado 21/08/2016 21h00, última modificação 10/07/2019 16h17
O evento teve como tema “Combatendo a LGBTfobia nas ruas e nas urnas”

Neste domingo (21), aconteceu em João Pessoa a XV Parada do Orgulho LGBT com o tema: “Combatendo a LGBTfobia nas ruas e nas urnas”. O evento faz parte das ações do Dia Municipal da Parada, que foi instituído pela Lei de 12.972/2015, de autoria do vereador Bira (PSD). A Parada do Orgulho LGBT, evento que busca levar mensagens de respeito, tolerância e cidadania à população, é celebrada anualmente em 25 de julho, mas neste ano teve a data de realização adiada para este domingo.

A Parada é também uma manifestação de orientação no combate ao preconceito, como forma de produzir uma cultura de respeito e cidadania, bandeira de luta do segmento LGBT. Ideais que temos amplamente defendido ao longo dos nossos dois mandatos na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), seja através de proposituras e ações que defendam a dignidade humana e o respeito pelo próximo na Capital paraibana”, destacou Bira.

Entre as proposituras do parlamentar que ajudam no combate a todas as formas de violência física, moral ou simbólica ligadas à orientação sexual ou identidade de gênero na Capital, estão: a Lei 11.735/2009, que instituiu o Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, em 17 de Maio; a Lei de nº 12.745/2013, que institui o Dia Municipal da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto; e a Lei 12.342/2012, que assegura aos transexuais e travestis o direito à escolha de tratamento nominal nos atos e procedimentos promovidos no âmbito da administração pública direta, indireta, autarquias, empresas públicas e escolas públicas e privadas de João Pessoa.

Bira ainda é autor da Indicação ao Executivo Municipal de nº 259/2014, que propôs a criação do Conselho Municipal LGBT. Ele também homenageou vários representantes de entidades e órgãos ligados ao segmento, como a entrega da Cidadania Pessoense à presidenta e fundadora da Associação dos Travestis da Paraíba (Astrapa), Fernanda Benvenutty; à militante histórica dos Direitos Humanos em João Pessoa, Marly Soares; e ao integrante do Movimento do Espírito Lilás (MEL), o professor Luciano Bezerra.