Vereador solicita apoio da bancada federal para resolver repasse de verbas para hospitais filantrópicos

por Assessoria do vereador (Alexandre Kito) / Edição: Secom CMJP — publicado 31/01/2016 22h00, última modificação 11/07/2019 12h07
O atraso da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no repasse dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) tem prejudicado o funcionamento das unidades.

O vereador Raoni Mendes (PTB) solicitou apoio da bancada paraibana na Câmara Federal para solucionar a problemática dos hospitais filantrópicos que funcionam em João Pessoa e na Região Metropolitana. O atraso da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no repasse dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) tem prejudicado o funcionamento das unidades.

O vereador conversou com o deputado federal Wilson Filho (PTB), que é coordenador da bancada, e se prontificou em fazer um pedido de audiência pública ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, para debater a problemática. Os parlamentares querem explicações sobre o atraso. A pior situação está no hospital Padre Zé, na Capital. Funcionários afirmam que a PMJP tem atrasado o pagamento repassado pelo SUS em até 75 dias. A demora, segundo eles, tem prejudicado os funcionários no recebimento do salário.

"O atraso no pagamento tem feito com que os sindicatos tenham formalizado denúncias junto à Procuradoria Regional do Trabalho com pedidos de indenizações, o que tem se transformado numa bola de neve. Salário atrasado, repasse atrasado e indenizações. Tudo isso pode levar ao fechamento do Hospital", disse o responsável pelo Hospital Padre Zé, Cônego Egídio de Carvalho Neto.

Os servidores também reclamam do baixo custo pelo serviço prestado. Raoni Mendes participou de reunião, nesta segunda-feira (1º), no auditório do Hospital Padre Zé para debater o problema. A discussão contou com a presença de autoridades políticas, dos responsáveis pela unidade, além da participação do Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto e do desembargador Júlio Aurélio.