Vereador solicita combate ao mosquito Aedes aegypt em depósitos da Capital
As ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypt multiplicam-se em todo o País. E para contribuir com esse processo, o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) apresentou, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o requerimento 21457/2016, solicitando à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a fiscalização dos depósitos de sucata e material reciclado que funcionam a céu aberto na Capital, objetivando a destruição de focos do mosquito.
"Este requerimento é um apelo da população, que tem se preocupado com os casos de microcefalia, ocasionados pelo Zika Vírus, além da dengue e chikungunya, doenças transmitidas através da picada do Aedes Aegypti. Por isso, é necessário reforçar a prevenção e as ações de combate ao mosquito, que se espalhou rapidamente e trouxe consequências devastadoras", avaliou Marmuthe.
De acordo com especialistas, uma das formas mais eficazes de evitar que as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti continuem se alastrando é eliminar os criadouros do inseto. Campanhas educativas vêm chamando a atenção para que todos possam colaborar, evitando acumular água em qualquer tipo de recipiente ou material descoberto. Mas, nos depósitos de sucata a céu aberto – ativos ou desativados – existe um elevado potencial para acúmulo de água das chuvas, em pneus e/ou peças metálicas, tornando estes locais grandes criadouros do mosquito.
“Sugerimos que a Administração Municipal, por meio da SMS e demais órgãos competentes, mobilize-se para combater o mosquito Aedes Aegypti nos diversos depósitos de sucata a céu aberto, inclusive aqueles que se encontram abandonados ou sem uma pessoa que possa permitir a entrada dos agentes de fiscalização. Em nome da saúde pública, uma ação específica precisa acontecer nestes espaços, o mais rápido possível”, afirmou Marmuthe.