Vereador solicita implantação de semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida em JP
Baseado em uma iniciativa da cidade de Curitiba (PR), o vereador Zezinho Botafogo (PSB) solicitou da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) a implantação, em João Pessoa, de semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida, beneficiando idosos e portadores de deficiência. De acordo com o parlamentar, a experiência na capital paranaense vem obtendo êxito para essas pessoas e deve ser copiada, proporcionando um maior tempo e segurança nas travessias de cruzamentos semaforizados.
A nova tecnologia utilizada no Sul do País permite o aumento do tempo de abertura dos principais semáforos para pedestres, mediante o uso de um cartão transporte de idoso ou do cartão de pessoa com deficiência, ambos fornecidos pelo órgão de trânsito de Curitiba. “É uma experiência exitosa naquela cidade e que podemos ter na nossa também, possibilitando aos idosos e às pessoas com mobilidade reduzida uma ação que trará muitos benefícios e, acima de tudo, garantirá acessibilidade e segurança aos pedestres”, justificou Zezinho.
Segundo ele, em Curitiba, foram escolhidos locais que apresentam maior risco de acidentes com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus. Antes da implantação, a prefeitura daquela localidade realizou uma pesquisa inédita com 470 pedestres idosos em vários cruzamentos do Centro da cidade, determinando velocidade e tempos médios de travessia. Os dados levantados serviram de base para o aumento de tempo em muitos semáforos de pedestres na capital paranaense e também para o cálculo do tempo de abertura dos semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.
“Vamos aguardar um posicionamento da Semob, para que a equipe técnica realize os devidos estudos sobre o assunto e, daí, verifique a possibilidade de termos a implantação disso em nossa cidade. Nossa preocupação é contribuir com o melhor para João Pessoa e reverter em benefícios para a população”, concluiu o parlamentar.