Vereador solicita mais investimentos para esporte amador

por Rafaela Cristofoli — publicado 29/03/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 15h51
Marcos Henriques (PT) criticou a quantia destinada à política de esporte no Município, pouco mais de R$ 2 milhões no total

Para o vereador Marcos Henriques (PT), o investimento em esporte, no município de João Pessoa, é pequeno. Sobretudo no esporte amador. “O orçamento de 2017, por si só, já denuncia o descaso, pois destina apenas a quantia de R$ 261 mil para incentivar o esporte amador na cidade, e pouco mais de R$ 2 milhões para toda a política de esporte vinculada à Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação”, criticou o parlamentar, durante pronunciamento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão ordinária, nesta quinta-feira (30)

O vereador afirmou que os esportistas amadores da cidade precisam arcar com custos de inscrição em campeonatos, uniformes, taxa de arbitragem, manutenção de campos, premiações e outras despesas, pois não recebem apoio do Poder Público. Ele ainda alertou que os cidadãos buscam espaços e estruturas adequadas, mas o que tem ocorrido é o desaparecimento gradual das áreas destinadas às práticas esportivas.

Outro problema apontado pelo parlamentar foi a dificuldade das escolinhas de futebol, por exemplo, se manterem funcionando. De acordo com ele, a maioria está fechando. “Hoje quem quer ter um filho em uma escolinha de futebol é obrigado a pagar, pois a administração pública não tem apoiado a organização dessas atividades, que podem contribuir para melhorar o desempenho educacional das crianças e são capazes de prevenir o envolvimento dos menores em atos infracionais, principalmente ligados ao mundo das drogas”, lamentou.

Para Marcos, associações, clubes amadores, times de bairro e atletas amadores devem ser convocados para um debate sobre a política pública de esporte que temos e a que queremos ter, tendo em vista que a Prefeitura está elaborando a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018.

Investimentos

O líder da bancada de situação na Casa, vereador Helton Renê (PC do B), afirmou que a atual Gestão Municipal já investiu muito na área, a exemplo das melhorias realizadas no campo do Geisel e do “Wilsão”, em Mangabeira. Segundo ele, “muito se tem avançado na área, mas é claro que ainda é necessário avançar mais”.

Em aparte, o vereador Tibério Limeira (PSB) destacou que a primeira iniciativa do seu mandato foi solicitar a criação do Conselho Municipal do Desporto e Paradesporto (CMDP) no município.