Vereador solicita manutenção no Parque Ecológico Augusto dos Anjos
O Parque Ecológico Augusto dos Anjos, inaugurado em 2015 e localizado no Loteamento Monte das Oliveiras, em Gramame, precisa de reparos e manutenção geral em sua infraestrutura. Ao identificar essa necessidade, o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) solicitou recentemente, através dos requerimentos 25.373/2016 e 25.374/2016, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) tomem providências para recuperar esta área verde da cidade.
“Sabendo do zelo e preocupação que a Gestão Municipal tem com a nossa cidade fiz esta solicitação, pois esta área onde fica o Parque Ecológico é um importante instrumento de preservação e educação ambiental. E logo após sua inauguração, o local passou a ser frequentado por estudantes e pessoas de várias idades, possibilitando a realização de diversas atividades educativas, culturais e recreativas, além de proporcionar aos visitantes o contato direto com a natureza”, lembrou Marmuthe.
O parlamentar salientou que este equipamento público foi construído a partir de recursos destinados à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014, através de emenda parlamentar de sua autoria. Ele ainda afirmou que solicitou a revitalização do Parque Augusto dos Anjos, mesmo antes de sua inauguração, através do requerimento 13.985/2015.
[caption id="attachment_13624" align="alignnone" width="3696"]
Vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) na tribuna da CMJP.[/caption]
“Proteger e conservar os recursos naturais existentes, de forma a recuperar e manter o equilíbrio ecológico, é fundamental para a existência humana na Terra. Por isso, é tão importante recuperar este Parque Ecológico e garantir sua integração com a comunidade, a partir da perspectiva temática e lúdica sobre a vida e obra do grande Augusto dos Anjos. Esperamos que esta justa reivindicação seja atendida rapidamente, pois também fortalece a política pública de meio ambiente em nosso Município”, finalizou Marmuthe.
Área preservada
O Parque ocupa um espaço de 1,4 hectares e integra a categoria de Parque Temático Urbano, de acordo com a lei do Sistema Municipal de Áreas Protegidas de João Pessoa (SMAP). Nesse contexto, o Parque Augusto dos Anjos teve seu projeto arquitetônico permeado por estruturas com poemas do livro EU, de Augusto dos Anjos. Inclusive, compunha o projeto original uma área de leitura a ser integrada com a comunidade por meio das escolas, visando estimular o gosto pela leitura e a poesia do autor paraibano.