Vereador sugere ação conjunta em defesa do Hotel Tambaú

por Damião Rodrigues — publicado 09/12/2020 14h52, última modificação 09/12/2020 14h52
Colaboradores: Foto: Juliana Alves
Milanez Neto (PV) fez apelo na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (9)

O vereador Milanez Neto (PV) conclamou o Poder Público e a sociedade civil organizada a formar uma empreitada em defesa do Hotel Tambaú, um empreendimento turístico que, de acordo com ele, foi construído com recursos públicos na gestão de João Agripino, governador da Paraíba à época (1971). O apelo foi feito na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (9). 

“Um bem construído com recursos públicos não pode sucumbir à degradação. Não podemos assistir à destruição do maior hotel de João Pessoa. Estou abrindo uma trincheira em defesa do Hotel Tambaú”, revelou o vereador. Ele afirmou que vai acionar, oficialmente, o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep-PB), a Academia Paraibana de Letras (APL), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Trade Turístico e o Movimento Cultural da cidade para discutir, urgentemente, a situação do hotel. 

“Conclamo a todos para nos unirmos nessa defesa. O prédio poderá ser ocupado por quem não tem moradia digna na nossa cidade. Precisamos evitar que essa situação fique mais complicada. O Hotel está sendo cuidado por apenas quatro funcionários, que estão com seus salários três meses atrasados”, revelou. 

O parlamentar destacou que vai solicitar do governador da Paraíba o contrato de cessão, permuta ou venda, que possibilitou a construção do empreendimento com recursos públicos e em área tão importante ecologicamente para a Capital paraibana. “A CMJP também precisa participar efetivamente dessa demanda em relação a esse equipamento tão importante para nossa cultura, nosso turismo e nossa história, que foi um empreendimento pioneiro em nosso país”, destacou. 

Em apartes, os vereadores Marcos Henriques (PT) e Humberto Pontes (Avante) enfatizaram a importância do Hotel Tambaú para o turismo, a cultura e a história da cidade, sendo referência e cartão postal na Paraíba. 

“O poder público tem responsabilidade sobre a situação deste hotel. Não precisa necessariamente investir, mas criar condições propícias para que o capital privado invista. A iniciativa privada precisa ter oportunidade de investimento, que deve ser líquido e certo. Precisa haver um pacto entre o poder público e o capital privado para mudar esta situação”, defendeu Marcos Henriques. 

Milanez Neto ainda afirmou que, mesmo na atual situação, o Hotel Tambaú continua sendo o mais procurado de toda Paraíba.