Vereador sugere adesão de João Pessoa à rede Mercocidades
O vereador Lucas de Brito (PSL) defendeu, nesta quarta-feira (11), a importância da participação de João Pessoa na rede Mercocidades para o desenvolvimento da Gestão Municipal. De acordo com o parlamentar, essa adesão facilitaria a troca de experiências e o aprimoramento das políticas públicas implantadas na Capital.
A Mercocidades é uma rede de cooperação horizontal, que ganhou visibilidade no fim do Século XX, cujo empenho é o desenvolvimento mútuo de suas 303 cidades-membro – de nove diferentes países da América do Sul – através do intercâmbio e da cooperação intermunicipal. Na rede, os municípios são divididos em “Unidades Temáticas” e o objetivo é articular a integração das cidades passíveis de desenvolverem atividades conjuntas em algumas dessas áreas.
“João Pessoa precisa abrir-se para o mundo e assimilar experiências exitosas na Saúde, Educação, Segurança e Turismo. Vivemos num momento de globalização e as gestões não podem mais ignorar essa realidade. Podemos protagonizar esse processo de desenvolvimento regionalizado, abrindo nossas fronteiras para a Mercocidade e para o crescimento. Não participar dessa integração é estarmos presos a limitações do passado”, afirmou Lucas de Brito.
Empresa Júnior
A Empresa Júnior de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Líderi Jr. -, em parceria com o gabinete do Vereador Lucas de Brito, ao analisar as opções de Unidades Temáticas ofertadas pela rede, identificou uma maior compatibilidade das seguintes áreas: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Turismo; Fomento de Negócios e Cultura, dentre as quais se destaca o Turismo, por ser uma atividade de grande relevância econômica. Somente este setor emprega cerca de 15 mil pessoas na Capital. Dados fornecidos pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) indicam que 1.724.506 turistas vieram à Paraíba em 2015 e, sua maioria, teve João Pessoa como destino.