Vereador suplente se despede após término de licença de titular

por Clarisse Oliveira — publicado 02/12/2020 16h40, última modificação 02/12/2020 16h46
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Renato Martins (Avante) destacou a produção legislativa e a importância da modernização da gestão pública

O vereador suplente Renato Martins (Avante) fez uso da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (2), pela última vez como vereador em exercício. Ele ocupava a cadeira do vereador Tanilson Soares (Avante), que volta à titularidade do mandato a partir desta sexta-feira (3), após o término de licença sem vencimentos para tratar de assuntos particulares.

Renato Martins registrou a produção legislativa de seu mandato como suplente. “Gostaria de agradecer as leis que pudemos aprovar. Nesta última passagem na Casa, aprovamos mais leis do que nos últimos quatro anos, o que prova que o clima de animosidade era outro, embora nós tenhamos sido muito profícuos na apresentação de projetos, idas ao Ministério Público e órgãos de controle tanto antes como agora”, afirmou o parlamentar, comparando com seu mandato anterior de titular entre os anos de 2013 a 2016.

O vereador destacou a importância de promover a gestão pública de forma moderna na cidade. “Em cada um de nossos apelos, levávamos uma ideia daquilo que a gente entende como sendo o mais avançado em gestão pública. A gestão pública é uma ciência, da qual tenho a honra de ser mestre, e ela precisa estar toda hora em utilidade. Sendo utilizada, ela passa pelo ciclo de planejar, corrigir, avaliar, planejar de novo, corrigir, avaliar, executar e, assim continuamente. Quando você para esse processo, algum arrumadinho está acontecendo. Qualquer improviso ou erro no processo-meio sai caro pro conjunto da cidade”, enfatizou Renato Martins.

O parlamentar ainda defendeu a valorização e otimização do dinheiro público; a necessidade de análise da situação de prédios públicos abandonados, com a possibilidade de implantação de parcerias público-privadas e criação de aplicativo para identificação dos imóveis; e a parceria dos governos com as universidades, tanto públicas quanto privadas, especialmente com as públicas como uma resposta à sociedade pelo investimento realizado em educação.

Renato Martins saudou o prefeito eleito no último domingo (29), Cícero Lucena (Progressistas), mas destacou os votos recebidos pelo candidato concorrente, que teve seu apoio. “Gostaria de mandar um abraço ao meu amigo e minha escolha nas eleições, o candidato Nilvan Ferreira (MDB), que de maneira limpa, honesta, proba e correta saiu consagrado das urnas com 163 mil votos”, registrou.

Emendas parlamentares

O parlamentar ainda elencou as emendas parlamentares que apresentou à Lei Orçamentária Anual para o próximo ano. “Apresentei emenda de praça no bairro dos Funcionários IV, em homenagem ao atleta Esquerdinha; para a realização do evento Pop Rock Cristão, que vai incrementar o turismo da cidade; para a reformulação e recapeamento da rua principal da Praia do Sol; para a implantação do vale refeição da Guarda Civil Municipal, que, mesmo que seja simbólico, sirva para que outras categorias tenham o mesmo direito; e uma emenda para escolinha esportiva no bairro do Castelo Branco”, elencou Renato Martins.

Apartes

O vereador Lucas de Brito (PV) ressaltou a admiração que tem por Renato Martins e as conquistas do parlamentar. “Deixo o registro da minha admiração pela sua história, pelo seu mandato, pela sua força, pelo seu preparo, pelo legado que deixa na Câmara. Na legislatura passada, fizemos o debate, muitas vezes estivemos sozinhos, enfrentamos votações de 25 a 2, e deixamos uma marca na cidade desse legado. Agora, na atual legislatura, uma passagem rápida que Vossa Excelência teve, mas muito proveitosa, aprovando várias leis, mais maduro e mais realizador. Nós não devemos desistir da política, não devemos abandonar essa atividade que é tão nobre, vamos nos reinventar e compreender o nosso importante papel na sociedade, com ou sem a tribuna parlamentar”, afirmou Lucas de Brito.

“Renato Martins é digno de admiração pela sua firmeza, persistência e teimosia. Teimosia é o que a vida quer da gente. Parabéns pela coerência, você é um parlamentar que qualifica essa Casa com o debate, com proposituras e com a vida humana. Você fala com propriedade acadêmica, propriedade científica e com muito amor por Deus, e isso é muito bom”, enfatizou Sandra Marrocos (PT).