Vereador suplente toma posse nesta terça-feira (7)

por Clarisse Oliveira publicado 07/01/2020 15h05, última modificação 07/01/2020 15h05
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
Zezinho Botafogo (PSB) foi empossado como titular, prometendo trabalhar pelas comunidades mais carentes

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) empossou, na manhã desta terça-feira (7), o suplente de vereador Zezinho Botafogo (PSB) na vaga aberta pelo seu colega de partido, Tibério Limeira, que, a convite do governador João Azevedo (sem partido), assumiu o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Humano.

A posse aconteceu na sala da presidência e contou com a presença do presidente da Casa, vereador João Corujinha (DC); da vereadora Eliza Virgínia (PP); dos vereadores Marcos Henriques (PT), Damásio Franca (PP), Humberto Pontes (Avante), Leo Bezerra (PSB), Bispo José Luiz (PRB); e do vereador licenciado Tibério Limeira.

Para o presidente João Corujinha, o governo do Estado ganha com o novo secretário e a Casa com o novo vereador. “Com esse novo posicionamento de Tibério Limeira, convocamos imediatamente o primeiro suplente Zezinho Botafogo, que já conhece a Casa. Fui vereador com ele e sei que é um ganho para a CMJP. A ida de Tibério para assumir essa secretaria tão importante, de Desenvolvimento Humano, também um ganho para o Estado. Sabemos que a Câmara tem bons quadros, e esse reconhecimento só enriquece ainda mais os vereadores da Capital”, declarou.

Zezinho Botafogo relembrou o tempo no qual foi vereador na Casa, por 16 anos, dos quais dez participando da Mesa Diretora como primeiro vice-presidente. O parlamentar considerou importante o tempo vivido fora da Câmara para “amadurecer, aprender e ouvir os reclames da população”.

O vereador ainda agradeceu a Deus, aos eleitores e aos amigos no momento da posse. “A expectativa é de muito trabalho. Estou retornando e agradecendo a Deus por este momento. Agradeço aos 3.872 eleitores que confiaram em mim e, mais uma vez, me colocaram na condição de retornar a esta Casa. Agradeço aos amigos que sempre nos incentivaram e ainda incentivam. Volto não só para trabalhar pelo esporte, mas principalmente pelas comunidades mais carentes, que necessitam da nossa atenção”, enfatizou, agradecendo ainda a Tibério Limeira e ressaltando a responsabilidade de manter o trabalho desenvolvido pelo colega de partido na CMJP.

Atuação Parlamentar

Zezinho Botafogo foi vereador nos mandatos de 2001 a 2004; 2005 a 2008; 2009 a 2012; e 2013 a 2016, atuando principalmente em defesa do esporte da Capital e do combate ao mosquito Aedes Aegypti. É de autoria dele a Lei 13.174/2016, que permite o ingresso forçado de profissionais agentes de saúde em imóveis públicos e privados abandonados, para ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika.

A Lei 13.268/2016, que torna obrigatória a medição intracraniana de recém-nascidos, ou seja, a realização do exame que detecta a microcefalia, pelas maternidades privadas da Capital também partiu de iniciativa do vereador; assim como a Lei 13.240/2016, que institui o dia 7 de abril como Dia Municipal de Combate ao Bullying e à Violência na Escola; e a Lei 11.381/2008, que institui o programa de combate ao bullying, de ação interdisciplinar e de participação comunitária nas escolas públicas do Município.

Também é de autoria de Zezinho Botafogo a Lei 13.261/2016, que obriga clínicas, hospitais, ambulatórios, laboratórios, públicos ou privados, ou quaisquer serviços de Saúde credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a atenderem de forma prioritária os portadores de Mal de Parkinson, cardiopatia e nefropatia grave.