Vereador vai à Brasília pedir apoio da bancada federal para projetos de interesse de JP

por Rafaela Cristofoli — publicado 11/04/2017 21h00, última modificação 16/07/2019 14h27
Espaço Dia para Idoso, Centro Especializado para Crianças com Microcefalia, Museu do Município e Centro de Atendimento ao Turista estiveram entre as pautas

Política de atenção ao idoso, assistência a crianças com microcefalia e valorização do Centro Histórico da Capital foram os temas trazidos à tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), pelo vereador Eduardo Carneiro (PRTB), na sessão ordinária desta quarta-feira (12). O parlamentar informou que esteve recentemente em Brasília (DF) para pedir apoio da bancada federal e senadores da Paraíba para viabilizar projetos de interesse do município sobre esses e outros temas.

Fomos à Brasília em busca de apoio para a implantação do 'Espaço Dia para Idoso', um local onde os familiares possam deixar os idosos para passar o dia acompanhados por profissionais de terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição e outras especialidades”, detalhou o parlamentar.

[citacao] É uma espécie de creche para idosos, um local onde eles terão atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação [/citacao]

Microcefalia

O vereador também destacou que está lutando pela criação de um centro especializado para atender crianças com microcefalia. “João Pessoa é a cidade com o segundo maior número de casos de microcefalia. Precisamos de um espaço que ofereça tratamento especializado e constante para esses pacientes, porque o acompanhamento desde os primeiros meses é fundamental para o seu desenvolvimento”, defendeu.

Eduardo Carneiro ainda afirmou, ainda, que recebeu a denúncia de que o atendimento a crianças com microcefalia na maternidade Cândida Vargas, que deveria ser semanal, passou a ser quinzenal e agora mensal. “Isso não pode acontecer. Peço à Prefeitura que, enquanto o centro não for criado, regularize esses atendimentos”, reivindicou.

Em aparte, a vereadora Helena Holanda (PP) informou que a maternidade Cândida Vargas só oferece tratamento no período neonatal, 30 dias após o nascimento. “Após esse período, os afetados pela microcefalia são encaminhados para tratamento na Funad, Apae e outras entidades que oferecem o acompanhamento necessário”, avisou.

O vereador Leo Bezerra (PSB) lembrou que recentemente foi criada na Câmara a Frente Parlamentar para Assistência às Mães com Filhos Portadores de Microcefalia para lutar pela implantação de políticas públicas de atendimento aos acometidos pela malformação.

Recuperação do Centro Histórico

Outra reivindicação levada pelo parlamentar à bancada federal foi a criação do Museu do Município e de um centro de atendimento ao turista no Centro Histórico da Capital. Segundo ele, as medidas podem potencializar o turismo em João Pessoa e valorizar o patrimônio histórico do município.