Vereador volta a cobrar melhorias de USFs de João Pessoa

por Secom CMJP — publicado 16/09/2021 13h37, última modificação 16/09/2021 13h37
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Junio Leandro (PDT) chamou atenção para problemas que não foram resolvidos desde a última visitação

O vereador Junio Leandro (PDT) fez uso da tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira (16) para relatar suas impressões sobre visitações que segue fazendo às unidades de saúde de João Pessoa. “Estive no Bairro das Indústrias, onde fui há dois meses com o vice-prefeito Leo Bezerra”. Junio explicou que, na ocasião, fora prometido que muitos dos problemas encontrados seriam resolvidos em menos de 10 dias, porém afirmou ter visto, em suas palavras, “uma situação pior do que quando fui pela primeira vez”.

Lamentando o cenário que encontrou, ressaltou seu compromisso: “Me comprometi com a comunidade. Eu mesmo vou comprar lâmpadas, vou comprar o cano, ajeitar as pias, vou mandar consertar a geladeira ‘com o meu bolso’, porque não tem vacina na USF e as crianças estão sem poder tomar vacina por conta de uma geladeira, quebrada há meses. É muito triste essa situação”.

Sobre a visita à USF Cruz das Armas, disse: “Está se comprovando o que venho denunciando aqui. Infelizmente, estão querendo fechar USFs para sobrecarregar outras. Vou dar um exemplo: em Cruz das Armas, existe a USF Integrada Cruz das Armas. Lá, é uma integrada de quatro equipes e a qualquer momento vão fechar uma, pegar toda a população dessa equipe e colocar para três, para sobrecarregar os profissionais, diminuir a qualidade do atendimento e a quantidade de vagas para a população". Para o vereador, essa possibilidade gera prejuízos aos pacientes hipertensos, acamados, diabéticos e com outras patologias.

Junio Leandro também alertou para problemas no cadastramento da população no Sistema Único de Saúde (SUS), que, segundo ele, precisa ser refeito todos os dias por falta de digitador, o que tem gerado pressão sobre os profissionais do local.

O vereador encerrou seu pronunciamento chamando atenção para a importância de valorização dos servidores e reafirmando seu compromisso: “Vou seguir nossa luta”.