Vereadora aborda importância dos professores para sociedade

por Damião Rodrigues — publicado 15/10/2019 14h39, última modificação 15/10/2019 14h39
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Helena Holanda (PP) também cobrou mais acessibilidade na Capital paraibana

Da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (15), a vereadora Helena Holanda (PP) aludiu ao ‘Dia do Professor’, destacando a importância do profissional para a sociedade. Ela ainda cobrou mais acessibilidade na Capital paraibana.

Helena Holanda destacou que os professores são responsáveis pela formação da juventude que irá comandar os destinos do país nos próximos anos, no entanto, muitas vezes são desconsiderados pela sociedade. A parlamentar afirmou que a data 15 de outubro tem o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população. “Nós professores somos responsáveis pela educação e formação dos seres humanos, podemos trazer transformação e qualidade de vida”, afirmou.

A parlamentar anunciou que foi abordada por professores que solicitaram o empenho do seu mandato, e de todo Legislativo Municipal, para efetivar ações que mudem a atual situação dos educadores da Capital paraibana. “Vamos nos empenhar para fazer o que estiver ao nosso alcance, dentro das normas e leis, para efetivarmos ações que possam melhorar a vida de nossos professores”, garantiu.

Dia do Professor’ no mundo e no Brasil

O dia 5 de outubro foi proclamado pela UNESCO como Dia Mundial dos Professores, em 1994, para celebrar a aprovação, em 5 de outubro de 1966, da Recomendação da UNESCO / OIT sobre o Estatuto dos Professores, em cooperação com OIT, numa conferência intergovernamental especial convocada pela UNESCO e realizada em Paris. No Brasil, foi determinada a data de 15 de outubro para celebrar o Dia do Professor, pelo Decreto Federal 52.692, assinado em 1963 pelo então presidente João Goulart. O dia escolhido para essa comemoração não foi por acaso, pois, já em 1827, na mesma data, no período do Primeiro Reinado, o ensino elementar no Brasil havia sido instituído por D. Pedro I.

Parlamentar cobra mais acessibilidade na Capital

Sendo uma da bandeiras contantes do mandato da vereadora, a acessibilidade também foi tema do pronunciamento de Helena Holanda nesta manhã. Após parabenizar o prefeito Luciano Cartaxo (PV) por mais uma obra de “embelezamento” da cidade, o ‘Largo do Tambaú’ (espaço para caminhadas, atividades culturais, passeio e jardinagem), e pela requalificação da Avenida Epitácio Pessoa, que deverá contar com piso tátil, calçadas acessíveis e placas em Braile, a vereadora cobrou uma transformação mais efetiva na acessibilidade por toda a Capital paraibana.

“As pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e os idosos continuam com dificuldade de circular pelo Centro de nossa cidade. Precisa haver uma fiscalização a respeito da acessibilidade no comércio de João Pessoa. Faltam rampas e corrimões para tornar possível o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e idosos”, defendeu a vereadora. Helena Holanda também alertou que os comerciantes da praia estão desrespeitando as faixas, rampas e ciclovia ao abastecerem seus estabelecimentos.

A parlamentar ainda fez um apelo aos cidadãos para que voltem a frequentar a praia acessível, fortalecendo a interação com as pessoas com deficiência; e solicitou atenção para a acessibilidade nos ônibus da cidade, mesmo os que possuem elevadores, que, segundo ela, muitas vezes não funcionam. “As pessoas esperam horas pelo ônibus acessível, mas não conseguem acesso para poderem se deslocar pela cidade, porque o elevador não funciona”, lamentou.