Vereadora alerta para as transformações sociais que afetam a educação escolar de crianças e adolescentes

por Jorge Rezende — publicado 26/02/2018 21h00, última modificação 01/07/2019 17h02
Para Helena Holanda (PP), a ciência e tecnologia têm proporcionado melhorias na vida das pessoas, mas também tem isolado os indivíduos e privilegiado o consumismo

A escola não pode estar desassociada às transformações sociais, mas deve privilegiar a formação educacional das crianças e adolescentes. Esse foi o enfoque do discurso da vereadora Helena Holanda (PP) na sessão plenária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (27). Para a parlamentar, a ciência e tecnologia têm proporcionado melhorias na vida das pessoas, mas também tem isolado os indivíduos e privilegiado o consumismo.

“A mudança de comportamento, da sexualidade e outras transformações sociais têm afetado as famílias, proporcionando mudanças dentro das escolas. Precisamos de conteúdos educacionais que estejam dentro de um ambiente acima dos conflitos sociais”, alerta a vereadora, ressaltando que o caminho também está no entendimento dos fenômenos sociais.

“A escola não deve ter relação somente com os acontecimentos sociais, as polêmicas. Estamos vivendo um momento saudável para a ciência, sim, mas a escola deve ser estimulada nos assuntos sociais para entender os fenômenos sociais”, avalia Helena Holanda.

A parlamentar ainda acrescenta: “Nos dias de hoje, podemos perceber o retrocesso social. As crianças se tornam adultas rapidamente. A televisão contribui em muito para isso. Brincadeiras lúdicas ficaram no passado e a criança não tem mais este direito. Tudo se tornou comercial”.

De acordo com a vereadora, o consumismo está dominando a vida das crianças e dos adolescentes. “Busquemos a essência da felicidade e a escola tem que resgatar o mundo infantil, atrelada a uma educação acima dos comportamentos sociais.