Vereadora alerta para prevenção do AVC e importância do livro

por Clarisse Oliveira publicado 29/10/2019 16h25, última modificação 29/10/2019 16h36
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Helena Holanda (PP) alertou sobre o dia mundial de prevenção da doença e o Dia Nacional do Livro

A vereadora Helena Holanda (PP) destacou que esta terça-feira (29) é um dia marcante. Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a parlamentar ressaltou que, em 29 de outubro, é comemorado tanto o Dia Nacional do Livro, quanto o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença cerebral que mais mata no Brasil.

Helena Holanda alertou para as causas do AVC. “É uma patologia que atinge todas as pessoas, principalmente pelo estresse cotidiano, juntamente com outros fatores de risco. É uma doença que não escolhe idade e que necessita de prevenção”, declarou a vereadora, citando a morte do diretor e ator Jorge Fernando, no último domingo (27), por complicações em decorrência de um AVC.

Sobre o Dia Nacional do Livro, a parlamentar afirmou que as obras impressas estão sendo ameaçadas pela tecnologia. “O livro está morrendo, as pessoas não o valorizam mais. Tudo vai para o computador ou para o Google. Peço que voltem a ler e escrever livros, as histórias não podem morrer, precisamos passar nossas experiências”, afirmou a parlamentar, ressaltando que é autora de cinco livros e está finalizando o sexto.

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) destacou que incentiva a leitura. “Na minha casa, temos o hábito da leitura, incentivamos. Nada substitui o cheiro do livro, o que você consegue absorver a partir de um livro. A senhora é uma escritora, uma pessoa que fortalece essa vertente da escrita. Parabéns por trazer temas sérios a essa tribuna”, destacou.

“A parlamentar conseguiu fazer a relação do cérebro com o estímulo à leitura, para isso, tem que usar o coração e a sensibilidade. Precisamos exaltar o livro, o conhecimento, o estímulo à leitura e ao saber. Com o livro, nossos sentidos se afloram, a partir da fragrância típica do livro, estimulando também o tato e a visão”, afirmou o vereador Carlão.